O projeto “Plantando Águas” da Iniciativa Verde, realizado em parceria com cerca de 20 instituições, patrocinado pela Petrobras, ganhou o primeiro lugar do Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2016, na Categoria Tecnologia.
O prêmio foi recebido por Margareth Nascimento, coordenadora do projeto. “O Plantando Águas integra técnicas da academia com o conhecimento e a necessidade no meio rural”, explica. Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde, ressalta que o Projeto Plantando Águas marcou a ampliação das ações da Iniciativa Verde. “Indo além do reflorestamento de áreas protegidas, com temas como saneamento, agroflorestas e educação ambiental, com uma visão mais abrangente da adequação ambiental da paisagem rural”, afirma.
Segundo Margareth, “ele foi um marco na Iniciativa Verde, nesta linha de atuação, e para cada profissional envolvido. O Projeto mostrou que com trabalho e dedicação é possível termos um meio ambiente equilibrado levando saneamento básico e geração de renda às pessoas que vivem no campo. Mas este é apenas o começo, pois há ainda muito trabalho a ser feito”. Aline Zaffani, coordenadora da área de saneamento do projeto, foi de São Carlos até São Paulo para acompanhar a premiação: “É uma imensa felicidade e satisfação ver que o projeto que desenvolvemos com tanto suor e amor teve não só o reconhecimento dos beneficiados, como também dos avaliadores dessa premiação. Temos muito mais por fazer, queremos “plantar muita água”!
O Prêmio von Martius de Sustentabilidade é um dos principais do setor. Ele foi criado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha em 2000, com a proposta de premiar projetos que valorizem ações voltadas ao desenvolvimento sustentado de diversas comunidades e que possam ser usadas como exemplo aplicável nas variadas situações geoeconômicas do Brasil. Foi entregue no maior evento sobre sustentabilidade realizado pelas Câmaras de Comércio Alemãs em toda a América Latina.
Cerca de 160 famílias de assentamentos de reforma agrária, bairros rurais e comunidade remanescente do quilombo foram beneficiadas diretamente pelo Plantando Águas realizado em parceria com cerca de 20 instituições. Realizado durante os anos de 2013 e 2015 em oito municípios de São Paulo, o objetivo do projeto era cuidar da água com uma visão global, mas usando tecnologias sociais que impactam diretamente a qualidade de vida do morador do campo e, claro, de toda a população urbana que depende dessa água.
O projeto Plantando Águas é complexo. Resumidamente, a prática dele incluiu a educação ambiental, a instalação de tecnologias sociais, a realização de oficinas com os proprietários rurais, o plantio de árvores nativas e de Agroflorestas (uma forma de agricultura que polui menos o solo e a água) em áreas degradadas. Com relação à tecnologia social, foram inseridos nas propriedades: cisternas (para armazenar a água da chuva), fossas sépticas (que tratam a água do esgoto com biodigestão a partir do esterco de vaca) e jardim filtrante (um jardim ornamental que trata as águas das pias da casa). Foi feito o monitoramento da qualidade da água em 22 pontos que fornecem o recurso para as casas dos participantes do projeto. Também foram plantados 75 hectares de árvores nativas em áreas degradadas de mata ciliar e de Sistemas Agroflorestais, incentivando a Agroecologia (veja o resumo do que foi feito no projeto neste infográfico).
Para compartilhar e difundir os conhecimentos, realizadas oficinas e intercâmbios entre técnicos e proprietários rurais. Além disso, o projeto patrocinou a edificação de um Centro de Educação Ambiental, localizado no Sítio São João, em São Carlos (SP), que recebeu apenas pelo projeto 3.690 jovens estudantes para ter aulas sobre o tema. Sem contar os outros visitantes do local. “Este projeto é importante, pois foi uma oportunidade da Iniciava Verde atuar em diversas frentes, todas complementares para a adequação ambiental na paisagem rural, indo além da questão florestal”, Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais