Em sua segunda edição, o Fórum Empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade mantém a proposta de ser um canal aglutinador de ideias, discussões, propostas, análises de desafios e oportunidades para a gestão da água, uso responsável e planejamento de soluções ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. Diante da recente crise hídrica vivida nos grandes centros e por reconhecer que, além de garantir a sustentabilidade, o uso eficiente da água pode refletir positivamente na receita das empresas, o Instituto Socioambiental Chico Mendes traz o tema ao debate. O Fórum “Água: Gestão, eficiência e planejamento”, com a participação de vários especialistas, ocorre no dia 24 de novembro, a partir de 9 horas, no Clube Sírio (Av. Indianópolis, 1.192 – Planalto Paulista, São Paulo-SP).
O objetivo é levar conhecimento aos empresários e às organizações dos mais diversos setores. Apesar de o aproveitamento da água constar entre os temas mais discutidos atualmente pelo empresariado brasileiro, é sempre oportuno sugerir avaliações atuais e conhecer os desdobramentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), seus desafios e perspectivas. Redução de perdas, reúso, gestão eficiente, desperdício, educação ambiental, novas tecnologias e outros fatores relevantes são tratados no fórum, que pretende orientar sobre como proceder para preservar o recurso natural e ainda mostrar os reflexos sociais e econômicos.
“As discussões sobre o uso eficiente da água, recurso importante não só nos lares como nos mais diversos processos produtivos, buscam por soluções mais do que criativas, mas de aproveitamento sustentável, como questão fundamental para a competitividade das empresas”, afirma Sérgio Paixão, diretor executivo do Fórum. Ao escolher esse tema para a realização do Fórum em 2015, o Instituto Socioambiental Chico Mendes, com apoio da São Cristóvão Saúde, Grupo Petrópolis e Dypower Systems promove uma análise do cenário atual e as perspectivas da problemática da água, considerando as políticas nacionais, apontando soluções que resultem em adequações operacionais, oportunidade de negócios, regulação, cidadania e sustentabilidade.
Desenvolvido para permitir a troca de informações e experiências do setor empresarial, incentivar o networking e o compartilhamento de iniciativas entre as empresas brasileiras, bem como as oportunidades e responsabilidades, o fórum será formado por palestras, painéis e debates sobre os temas:
• Cenário atual, perspectivas e desafios;
• Gerenciamento de riscos hídricos no setor empresarial;
• Inovações tecnológicas para reuso e reaproveitamento;
• Incentivo e fomento;
• Responsabilidade socioambiental;
• Casos replicáveis de sucesso.
Entre as entidades que participarão do evento destaca-se a Agência Nacional das Águas (ANA), o CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Entre os casos replicáveis de sucesso o evento terá a participação da Alumar/Alcoa, Grupo Visafértil, Nortox S/A, Hospital São Cristovão e Grupo Petrópolis. Defensores dos vários aspectos desse gerenciamento apresentarão conteúdos como Análise da Situação Atual dos Recursos Hídricos, Desafios e Ferramentas para o Gerenciamento de Riscos Hídricos, Água como bem essencial á vida, Redução de Pegada Hídrica com a Utilização de Efluentes Industriais no Processo Produtivo, Reuso e Utilização Consciente da Água, além de outras abordagens relevantes apontadas pelo Instituto Chico Mendes para incrementar as mesas de discussões.
As inscrições para o evento, que tem vagas limitadas, é aberta à comunidade empresarial e demais interessados no tema por meio do site: http://institutochicomendes.org.br/forumempresarial/
Evento: 2º Fórum Empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade
Data e hora: 24 de novembro, terça-feira, das 9h às 17h
Local: Clube Sírio
Endereço: Av. Indianópolis, 1.192 – Planalto Paulista, São Paulo
Vagas, inscrições e outras informações: http://goo.gl/eAYFKy
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais