Por Agência FAPESP | O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) promove, até dezembro, mais uma edição da disciplina “Grandes Endemias”, que traz especialistas de várias áreas para discutir temas relevantes para a saúde pública, como a COVID-19, a nova varíola e a influenza.
Criado em 2015, o curso é uma disciplina optativa da graduação em ciências biomédicas e dos programas de pós-graduação do instituto. As palestras ocorrem presencialmente e são transmitidas em tempo real pelo YouTube.
O curso é coordenado pelos professores Alejandro Miguel Katzin, Lourdes Isaac, Rita de Cássia Café Ferreira e Carlos Taborda, todos do ICB.
Nas aulas, os convidados falam sobre a origem, formas de transmissão, medidas de controle, novas alternativas de tratamento, além dos aspectos sociais e econômicos relacionados às principais endemias.
Além das enfermidades de maior preocupação no momento, um foco especial será dado às doenças negligenciadas, grupo que inclui tuberculose, sífilis e arboviroses (como dengue, zika, febre amarela e chikungunya).
O curso teve início em 18 de agosto, com a palestra “Estado da Arte das Doenças Infecciosas no Brasil”, ministrada pelo professor da Faculdade de Medicina (FM-USP) Marcos Boulos. No total serão 16 aulas, cada uma com duração média de três horas, totalizando uma carga horária de 60 horas.
Este texto foi originalmente publicado pela Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais