Entenda como acontece a intoxicação por monóxido de carbono e o que ela causa nos seres humanos
A intoxicação por monóxido de carbono é uma condição que ocorre através da inalação de vapores que contêm monóxido de carbono (CO). Essa substância fica acumulada na corrente sanguínea, substituindo o oxigênio nos glóbulos vermelhos e podendo causar danos graves aos tecidos e até mesmo a morte.
O monóxido de carbono é um gás sem gosto, incolor e inodoro, que é produzido através da combustão incompleta de outros gases, madeira, propano ou carvão. Por manter essas características, a inalação desse gás é extremamente perigosa.
Além disso, pode se acumular no organismo relativamente rápido, o que potencializa os seus riscos à saúde.
Os principais sintomas da intoxicação por monóxido de carbono são a dor de cabeça e a falta de ar. Porém, pode ser facilmente confundida com outras condições de saúde.
Como acontece a intoxicação por monóxido de carbono?
As causas mais comuns da intoxicação por monóxido de carbono derivam de eletrodomésticos comuns usados para aquecer e cozinhar que não foram instalados devidamente, com defeito ou mal conservados. Como a liberação desse gás é um subproduto da queima ou do processo de combustão, ele pode ser liberado de:
- Motores de carros e caminhões;
- Pequenos motores a gasolina;
- Aquecedores de ambiente a combustível (não elétricos);
- Fogões ou fogões a gás;
- Grelhadores a carvão;
- Lanternas;
- Sistemas de aquecimento, incluindo fornos domésticos;
- Queima de carvão, querosene, propano ou madeira;
- Aquecedores de água que utilizam gás natural.
Em grandes concentrações de monóxido de carbono, pode levar menos de cinco minutos para obter intoxicação por monóxido de carbono. Em concentrações mais baixas, pode levar de uma a duas horas.
O que o monóxido de carbono causa nas pessoas?
Os glóbulos vermelhos são responsáveis pela transportação do oxigênio através do organismo — que precisa do oxigênio para sobreviver. Entretanto, o monóxido de carbono é mais facilmente e rapidamente absorvido pela corrente sanguínea do que o oxigênio. Desse modo, durante a exposição ao gás, ele elimina o oxigênio da corrente sanguínea.
Ao inalar CO, os órgãos como o cérebro e o coração não recebem oxigênio, o que compromete o seu funcionamento. Além disso, o gás também pode se combinar com proteínas do corpo e danificar células e órgãos.
Em casos de intoxicação, o indivíduo pode sufocar e perder a consciência rapidamente. Portanto, ao notar possíveis sintomas, saia imediatamente do local de perigo.
Sintomas
Os sintomas imediatos dessa condição incluem:
- Dor de cabeça;
- Náusea;
- Falta de ar.
Além disso, a exposição moderada ao monóxido de carbono pode causar os seguintes sintomas:
- Dores no peito;
- Tontura;
- Fraqueza;
- Desmaios, perda de consciência;
- Perda de coordenação muscular;
- Confusão mental;
- Dores de cabeça fortes;
- Visão embaçada;
- Fatiga;
- Convulsões;
- Irritabilidade;
- Batimento cardíaco rápido ou anormal.
Outros sintomas associados ao sistema nervoso e ao cérebro geralmente ocorrem após a recuperação da intoxicação por CO. O risco destes é maior em pessoas que perderam a consciência devido ao monóxido de carbono e em pessoas idosas. São eles:
- Perda de memória;
- Mudanças de personalidade;
- Problemas de movimento.
Como saber se você tem intoxicação por monóxido de carbono
Por manter sintomas similares aos da gripe, com exclusão da febre, é muito difícil identificar a intoxicação por monóxido de carbono. Porém, se identificar algum dos sintomas listados anteriormente, entre em contato imediato com profissionais da área de saúde.
Lembre-se: as informações contidas neste site são estritamente informativas e não substituem, em hipótese alguma, o atendimento médico qualificado. Se observar sintomas associados com a condição, ligue para o número de emergência local (como 190) ou para o centro de controle de intoxicações local.
Em qualquer possibilidade de intoxicação, as janelas devem ser abertas e você deve procurar ficar ao ar livre.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através de um exame de sangue. Adicionalmente, também é possível que os profissionais verifiquem sua frequência cardíaca e níveis de oxigênio por meio de um oxímetro de dedo.
Depois de diagnosticada, a condição é tratada a partir da respiração de oxigênio.
Prevenção e cuidados
Para prevenir a intoxicação por monóxido de carbono você deve:
- Contratar profissionais todos os anos para uma vistoria dos eletrodomésticos e equipamentos à gás de sua residência;
- Nunca usar um forno a gás ou uma secadora de roupas como fonte de aquecimento no inverno;
- Nunca dormir em um quarto com querosene ou aquecedor a gás sem ventilação;
- Ao sentir um odor vindo de seu refrigerador a gás, peça a manutenção de um especialista. Um odor vindo do seu refrigerador a gás pode significar que ele pode estar vazando CO;
- Nunca remendar um tubo de ventilação com fita adesiva ou goma. Esse tipo de manutenção pode fazer com que o CO se acumule em sua casa;
- Não queimar carvão ou usar churrasqueiras em ambientes fechados e dentro de casa;
- Instalar detectores de monóxido de carbono em cada andar de sua residência.
Se você trabalha em um local onde houver altos níveis de monóxido de carbono, use equipamento de segurança e certifique-se de que a área em que você trabalha tenha ventilação adequada. Onde houver ventilação, certifique-se de que a área em frente à ventilação esteja livre de bloqueios que possam impedir o fluxo de ar adequado.
Ao suspeitar de exposição ao monóxido de carbono ou tiver sintomas de intoxicação, saia da área imediatamente e procure ar fresco enquanto liga para os serviços de emergência.
Como posso evitar a intoxicação por CO do meu carro?
Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, para prevenir a intoxicação decorrente dos automóveis você deve:
- Pedir que um mecânico verifique o sistema de escapamento do seu carro ou caminhão todos os anos. Um pequeno vazamento no sistema de escapamento pode levar ao acúmulo de CO dentro do carro;
- Nunca dirigir seu carro ou caminhão dentro de uma garagem anexa a uma casa, mesmo com a porta da garagem aberta.
O que fazer em caso de intoxicação?
Ao notar o alarme do seu detector de CO:
- Não tente procurar a fonte do vazamento;
- Saia do local imediatamente;
- Ligue para o número de emergência;
- Certifique-se que todos de sua casa também saíram do local. É importante notar que animais de estimação, idosos e crianças pequenas também estão em risco de intoxicação e, portanto, devem ser levados para fora da área de perigo;
- Não entre novamente em sua casa até que a equipe de emergência diga que é seguro.