Aprenda a criar um jardim na varanda do seu apartamento ou casa
É possível plantar um jardim na varanda? A resposta é sim. Embora a palavra jardim esteja associada a vastos espaços de plantio com uma imensidade de plantas, é possível a criação de um jardim nas varandas de apartamentos e casas pequenas. É claro que ambientes menores causam mais restrições em o que plantar e como plantar, mas o ato da jardinagem em si não é impossível.
Antes de começar a plantar um jardim na varanda é necessário reunir algumas informações que podem auxiliar a escolher o que plantar. Entre elas estão, a quantidade de sol em que a varanda é exposta, qual a temperatura média do local e o quão constante é o vento.
Dicas
É subentendido que varandas não são lugares amplos, então é preciso considerar qual será o melhor aproveitamento do espaço. Um jardim vertical pode ser uma solução para esse problema — é possível reutilizar pequenas estantes de livro e fazer suportes de vasos suspensos a partir de barbantes. Criando um jardim vertical é possível criar lugar para mais plantas, assim, estendendo seu plantio.
A reutilização de vasos antigos, ou até mesmo a confecção de um a partir de materiais recicláveis como garrafas PET ou galões de água são alternativas para um jardim na varanda mais sustentável.
É óbvio que existem materiais necessários para a jardinagem, como luvas ou pás, mas isso não significa que não é possível ser consciente sobre as escolhas dos produtos consumidos. Um exemplo é o regador. As plantas precisam de água, mas o regador não é um equipamento essencial e pode ser substituído por qualquer recipiente capaz de armazenar água.
As regras de jardinagem continuam as mesmas, embora agora em espaços menores. O uso da terra correta, quais fertilizantes usar, irrigação e quantidade de luz ainda precisam ser pesquisados para um jardim próspero.
Como plantar?
Depois de considerar todas as dicas anteriores, o próximo passo é começar o seu jardim na varanda. Ervas são fáceis de plantar e boas para iniciantes.
- Separe um vaso. O material não é tão importante, só é necessário saber se o recipiente proverá drenagem o suficiente. Também considere o tamanho, o vaso não pode ser nem muito grande nem muito pequeno.
- Escolha sua erva. Você pode começar plantando manjericão, que além de ser saboroso é fácil de manter em climas quentes por ser uma erva que gosta do sol.
- Para iniciantes, é recomendado iniciar o seu plantio com mudas em vez de sementes.
- Prepare sua terra. O manjericão, por exemplo, prefere terra úmida e vasos com mais drenagem.
- Ervas precisam ser regadas constantemente, então é melhor tentar seguir um cronograma para evitar que as plantas sequem. Como são ervas, elas também precisam ser colhidas para que deixem espaço para novas folhas e galhos. Para aproveitar melhor, você pode colher suas folhas de manjericão, amarrá-las em barbante e deixá-las penduradas para secar e poder usar depois.
O que plantar?
O Brasil é um país de clima tropical e, muitas vezes, os prédios ficam em lugares com altos níveis de exposição solar. Em vista disso, é necessário pesquisar quais plantas são aptas para sobreviver a altas temperaturas.
Algumas plantas para criar em climas tropicais são:
- Orégano
- Alecrim
- Tomilho
- Sálvia
- Manjericão
- Coentro
- Capim-limão
O importante é começar pequeno, principalmente se esse é o seu primeiro contato com a jardinagem. Comece com plantas e ervas mais fáceis de cuidar, como o manjericão e o capim-limão. Não desanime! Plantas podem ser difíceis de manter, mas com paciência e persistência o seu jardim na varanda pode crescer com tempo, assim como suas experiências na jardinagem.