Jenipapo: o que é e para que serve

Compartilhar

O jenipapo é o fruto do jenipapeiro, árvore nativa das Américas (Genipa americana), que pode ser de pequeno ou médio porte. Tem de 8 a 20 metros de altura, mas árvores de até 30 metros também podem ser encontradas. Na maior parte da Bacia Amazônica, as árvores de jenipapo florescem de maio a setembro e dão frutos entre setembro e abril. A maturação dos frutos demora até um ano e ela costuma ter uma cor amarelo-pardacenta.

O jenipapo está amplamente distribuído nos trópicos da América do Sul e em regiões subtropicais da América Latina. As áreas onde a árvore cresce naturalmente ou onde foi introduzida vão do México à Argentina e incluem também o Caribe. A árvore pode ter se originado na Amazônia, onde cresce naturalmente.

A ocorrência se estende à floresta aberta e à zona de transição para savana. Também é comum em florestas secundárias, em locais abandonados pela agricultura itinerante.

Na maioria das árvores, as abelhas polinizam as flores. O jenipapo é um fruto grande e arredondado, com 9 a 15 cm de comprimento, 6 a 9 cm de diâmetro, 7 a 9 cm de largura, e pesa entre 200 e 400 gramas. Ele é comestível apenas quando maduro e macio ao toque, e o sabor, doce e ácido, se assemelha ao de maçãs secas.

Consumo e propriedades nutricionais

O consumo do fruto pode ser muito benéfico para a saúde. O jenipapo é utilizado, com maior frequência, na produção de suco, feito com a polpa de frutas maduras. Pode ser cozido com açúcar para produzir compotas doces, xaropes e uma bebida refrigerante típica.

O jenipapo tem poucas calorias e é fonte das vitaminas B1, B2, B5 e C, além de fibras, minerais e antioxidantes. Também é rico em ferro e, por isso, é indicado como um remédio natural para auxiliar na cura de uma série de problemas, como anemia e doenças do baço e do fígado. A polpa aromática, o fruto do jenipapeiro e o suco do jenipapo são consumidos em diversas regiões do mundo para promover benefícios à saúde.

Quando não está maduro, o jenipapo é um fruto verde com sabor amargo. Por isso, muitas pessoas evitam o seu consumo até que ele esteja completamente maduro.

18 remédios naturais para cultivar em casa
Seis dicas de remédios naturais para doenças comuns
Quais são os benefícios de comer frutas?
Frutas da estação são mais econômicas e nutritivas

Propriedades medicinais do jenipapo

Imagem editada e redimensionada de Alejandro Bayer Tamayo, está disponível no Wikimedia e licenciada sob CC by 2.0

O jenipapo pode ser utilizado como um auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde e na prevenção de uma série de doenças. A fruta é muito utilizada no tratamento de resfriados, infecções no peito, asma e problemas respiratórios. O consumo também pode auxiliar na cura de dores de garganta.

Os extratos da planta ajudam a proteger a pele das queimaduras solares causadas pelos raios ultravioleta. A polpa esmagada da fruta pode ser aplicada na pele para curar a faringite, um distúrbio causado por infecção viral por bactérias na garganta, que provoca inflamação e feridas na região.

O jenipapo ainda é conhecido por suas propriedades bactericidas, fungicidas, antissépticas e antibióticas. A temperatura elevada e a febre também podem ser tratadas com a ajuda do jenipapo. Os chás feitos com extratos de jenipapo são usados ​​para curar bronquite.

Confira mais alguns benefícios do jenipapo:

  • É diurético
  • Pode atuar como laxante
  • Em algumas regiões, é utilizado como vermífugo
  • Pode ser usado no tratamento de anemia e problemas hepáticos
  • Ajuda a combater sintomas de resfriado
  • Pode ser utilizado como remédio para icterícia
  • Possui propriedades antibióticas e antissépticas
  • A casca do jenipapeiro pode ser usada para tratar diarreia e úlceras
  • Uma goma da casca do jenipapeiro pode ser diluída e usada como colírio
  • Pode ser usado no tratamento contra gonorreia
  • Estimulante do apetite

Além disso, o fruto é fonte dos corantes violeta ou azul escuro. 

Composição química do jenipapo

Análises feitas nas Filipinas mostram os seguintes valores para a porção comestível da fruta: proteína: 0,51%; carboidratos: 11,21%; açúcar: 4,30%; e ácido málico: 0,63%. Além disso, 100 gramas da fruta fornecem 40 mg de cálcio, 58 mg de fósforo e 33 mg de vitamina C. As sementes do jenipapo contêm cafeína.

Outras substâncias presentes no jenipapo incluem: caterina, gardenosídeo, genamesídeos A-D, ácido genípico, genipina, genipina-gentiobiosídeo, ácido genipínico, geniposídeo, ácido geniposídico, glicerídeos, hidantoína, manitol, éteres de metila, ácido tânico e taninos. O fitoquímico geniposídeo demonstrou em testes de laboratório ser um anti-inflamatório eficaz e uma potencial terapia antiasma.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais