Se você já se perguntou se pode colocar jornal na composteira, essa matéria é para você. O jornal é composto de papel, portanto, muitas pessoas acreditam que ele é um material inteiramente biodegradável, mas não é bem assim.
Os jornais possuem tintas que não são biodegradáveis, por isso, elas comprometem o processo de decomposição do material. Em geral, a melhor solução para se desfazer dos jornais que você tem em casa é a própria reciclagem. Assim, o material é reaproveitado e não vai parar em aterros sanitários, que também é um dos propósitos e benefícios da própria compostagem.
Contudo, ainda é possível colocar jornal em alguns tipos de composteira, mas sempre em pequenas quantidades e dependendo do tipo de compostagem que é feito.
Na vermicompostagem, por exemplo, não é recomendado colocar jornal na composteira, uma vez que os químicos presentes no material podem prejudicar as minhocas. Já no bokashi ele pode ser usado para forrar a caixa.
Também é possível adicionar jornal na composteira da compostagem termofílica. Porém, com moderação. Uma quantidade abundante de jornal pode interferir com o processo de decomposição por conta das tintas usadas na sua fabricação.
Algumas tintas usadas na fabricação de jornais são feitas a partir da soja e são seguras na composteira. Porém, o único jeito de descobrir a base das tintas usadas é entrando em contato com os próprios impressores.
Na compostagem o jornal faz parte dos materiais secos, ou seja, aqueles responsáveis pela adição de carbono na mistura. Além disso, eles também ajudam a absorver o excesso de umidade presente no composto final.
Após se certificar de que o jornal que tem em casa é seguro para compostagem, siga o passo a passo para fazer a compostagem termofílica do material:
Quer aprender mais sobre o processo de compostagem? Confira o nosso vídeo:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais