A Kaiut yoga é uma prática que envolve técnicas de yoga e quiropraxia, criada pelo brasileiro Francisco Kaiut. O método usa a combinação de posturas com respiração a fim de contribuir para o alívio de dores crônicas e trabalhar o sistema nervoso e musculoesquelético.
Após um acidente de infância, Kaiut começou a sofrer com dores crônicas e outras complicações de saúde que o levaram às técnicas de yoga e quiropraxia. E, assim, através da combinação dos dois métodos criou a Kaiut yoga cujas poses, segundo o criador do método, são “golpes quiropráticos” e manobras que atingem a parte mais profunda das articulações, criando um impacto em todo o corpo.
Além disso, o método Kaiut é considerado uma adaptação da técnica milenar de yoga, mas com um foco especial em problemas causados pela vida moderna — embora sua abordagem continue, em parte, tradicional e conservadora.
Segundo Kaiut, a prática combina metodologia quiroprática, biomecânica e a sabedoria iogue. Ela é realizada baseando-se em três princípios: sustentabilidade, priorizar a função sobre a forma e a inclusão, e possui três fases: uma abertura, uma prática focada e um fechamento.
As mudanças e melhorias na sala de aula devem ser sustentáveis para que o participante não se machuque. Ou seja, em vez de se esforçar para obter uma postura externa, o participante é estimulado a encontrar movimentos e posições que funcionam para manter o corpo seguro e funcional a longo prazo.
Em vez de ajustar o corpo a uma postura, o participante deve encontrar uma posição que se adapta ao seu corpo. As posições e formas da yoga são específicas de cada indivíduo e só podem ser realizadas com a consideração do histórico do participante, incluindo acidentes, traumas, biomecânica, genética, uso corporal e idade.
A Kaiut yoga não possui níveis nem classes separadas de acordo com a experiência de cada praticante. Em salas de aula, por exemplo, os professores do método são instruídos a adaptar as lições para que todas as pessoas consigam realizá-las de forma segura.
Kaiut afirma que qualquer pessoa pode se beneficiar com as posturas de seu método, desde que entenda que existem diferentes formas de acessar uma postura.
Assim como algumas práticas tradicionais de yoga, a aula do método Kaiut começa com o relaxamento do corpo. Ela promove posições que promovem esse estado mental e também contribui para o relaxamento dos músculos e do corpo em geral.
Algumas das posições que promovem o relaxamento incluem Viparita Karani (postura das pernas para cima) ou Sukhasana (postura fácil).
Os professores de Kaiut yoga têm mais de 100 sequências para usar e muitas maneiras de adicionar variedade a essas práticas. Isso desafia o organismo humano a se adaptar de forma inteligente.
Uma sequência básica deste método concentra-se em onde o praticante é rígido e não tem liberdade de movimento. Assim, essa área é explorada através das sequências de movimentos, promovendo uma maior mobilidade da área e sem criar mais tensão — possibilitando diversas adaptações para que o praticante mantenha o bem-estar.
A abertura e fechamento da Kaiut yoga possuem similaridades com a yoga convencional. Portanto, o fechamento da aula também conta com o relaxamento do corpo, incluindo um tempo para que o praticante consiga descansar em Savasana (postura do cadáver), relaxar e receber os benefícios da prática.
A prática do método Kaiut é indicada para todas as pessoas por sua inclusão. Porém, ela possui muitos benefícios às pessoas que sofrem com dores crônicas e alguns problemas de mobilidade, devido à sua atenção em áreas específicas do corpo.
O método promete os seguintes resultados:
Para que o praticante consiga usufruir de todos os benefícios da Kaiut yoga, Francisco Kaiut lista algumas dicas:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais