Movido a energia elétrica, Kestrel tem estrutura a base de cânhamo
O cânhamo tem apresentado milhares de utilidades na fabricação de produtos industriais, medicamentos e alimentos. Henry Ford já conhecia, em 1940, os benefícios do canhâmo e foi responsável pela produção do primeiro carro a partir desse material. O carro projetado, inclusive para utilizar o biocombustível de cânhamo, provou ser dez vezes mais resistente a impactos do que o aço.
Entretanto, o cânhamo não está livre de preconceitos uma vez que pertence a família Cannabis. A ilegalidade da maconha provocou em várias regiões a proibição de cultivo das plantas dessa família. Ainda assim, em alguns países, como o Canadá, não só é permitido o cultivo como há o incentivo à produção industrial a partir dessa planta devido aos seus conhecidos benefícios.
Foi assim que a Motive Industries INC, em parceria com o governo, em Calgary, Canadá, apostou na ideia do Kestrel: o carro elétrico mais eco-friendy do mundo, feito de cânhamo.
Para quatro passageiros, Kestrel tem uma velocidade média de 90km/h e percorre 100 km antes de precisar ser recarregado. Sua estrutura feita com fibras de cânhamo demonstrou ser altamente resistente a impactos e, ao contrário do aço, volta com maior facilidade ao estado original após uma colisão. Somado a isso, a leveza da estrutura permite um impulso na eficiência energética do carro.
Mas ainda melhora: como o cânhamo é de fácil crescimento, pois não há a necessidade de uso exagerado de pesticidas, existe a expectativa de que o Kestrel chegue com um preço muito mais acessível ao mercado.
Project Eve
Kestrel foi o primeiro carro a ser produzido a partir do “Project Eve”. Essa iniciativa tem origem na colaboração entre a Motive e a Toronto Eletric com projetos para a fabricação de mais outros quatro modelos de carros. O objetivo é aumentar a produção de carros elétricos.