O ketchup é um alimento para qualquer hora. Basicamente, ele é um molho à base de tomate – presente em vários pratos. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o ketchup pode ser considerado vegano. Entenda:
O veganismo se trata de um estilo de vida baseado na alimentação e no consumo de produtos que respeitam os animais.
O maior princípio da filosofia vegana é a igualdade, tanto entre humanos quanto entre humanos e animais. Os veganos têm como princípio o respeito a todos os seres sencientes.
De modo geral, o ketchup é feito de:
Originalmente, todos os ingredientes que compõem o ketchup são de origem vegetal. Por isso, ele pode ser considerado vegano – por alguns. No entanto, alguns adeptos à filosofia vegana consideram certos açúcares proibidos. Isso porque algumas refinarias de açúcar usam ossos de animais abatidos como parte dos processos de filtração e branqueamento.
Embora nem todas as refinarias utilizem ossos de animais abatidos para processar açúcares, não é possível saber o que você está consumindo, já que as informações não são divulgadas na embalagem do produto.
Como alternativa, você pode preparar o seu próprio molho em casa.
Não faltam opções de ketchups veganos no mercado. Eles costumam ser o padrão em restaurantes e estabelecimentos de fast food – apenas certifique-se de perguntar ao garçom que marca de ketchup é usada, se você mesmo não conseguir identificar o rótulo e tomar cuidado com a prática de vegan-washing.
Você também pode preparar seu próprio ketchup em casa. Além de ser vegano, ele é fácil e barato de fazer.
Se você quiser que seu ketchup fique um pouco mais elaborado, pode adicionar sua própria mistura de especiarias. Ou, se você gosta de coisas picantes, pode colocar um pouco de molho apimentado ou pimenta-caiena. Para preparar o ketchup, reúna todos os ingredientes em uma tigela e misture bem.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais