Kitchari: prato indiano ajuda na saúde digestiva

Compartilhar

O kitchari é um prato indiano que faz parte da medicina ayurvédica. Ele é comumente preparado durante a limpeza kitchari, um processo medicinal da ayurveda, e sua composição é feita por uma mistura de vegetais, especiarias, arroz e feijão mungo. 

A limpeza kitchari é um plano alimentar que tem como objetivo reiniciar seus hábitos alimentares e dar uma folga ao seu organismo para se ter uma vida saudável. O intuito da prática é a limpeza corporal usando uma quantidade certa de alimentos fáceis de digerir. 

O que é tahine e seus benefícios

Segundo a ayurveda, o corpo e mente humana só estão saudáveis quando sua alimentação é boa e seu sistema digestivo está em boas condições, com o “fogo digestivo” (digestão) atuando de forma eficaz. A limpeza kitchari é feita para dar energia ao corpo e eliminar as toxinas que fazem mal a ele. 

A prática da limpeza costuma ser realizada após períodos festivos, como feriados de fim de ano, onde costuma-se comer mais que o normal. No entanto, as pessoas podem adotar o kitchari a qualquer momento do dia a dia, desde que sintam que é preciso mudar os hábitos alimentares.

Como é feita a limpeza kitchari? 

O tempo de duração da limpeza kitchari é de cerca de três a dez dias. Ao todo, o kitchari é um processo de três fases:

Pré-limpeza

A pré-limpeza acontece uma semana antes da limpeza. Neste período, a pessoa precisa cortar o consumo de açúcar, cafeína, café, álcool e outros alimentos que achar necessário, como alimentos processados e ultraprocessados. 

Limpeza

O cardápio de alimentos durante a limpeza depende muito do objetivo de cada pessoa. Porém, é comum que as pessoas se alimentem de grãos no café da manhã e de um prato de kitchari no jantar e no almoço. 

Para o lanche da tarde, a gama de alimentos que se pode ingerir é reduzida, mas alguns praticantes recomendam o consumo de frutas orgânicas e frescas. A hidratação é uma das partes mais importantes da limpeza kitchari, por isso é preciso se certificar de tomar pelo menos oito copos de água por dia. 

Pós-limpeza 

Quando o período de limpeza acaba, é preciso montar um plano de reintrodução de outros alimentos em sua dieta. O tempo de duração da pós-limpeza costuma ser de até dez dias. 

Você pode comer o kitchari por algum tempo, mesmo depois de acabar com a limpeza, no entanto, é possível ir adicionando outros alimentos ao mesmo tempo. Desta forma, você não irrita o seu sistema digestivo nem volta para os seus hábitos não saudáveis tão rapidamente. 

Quais os benefícios do kitchari?

Assim como a ayurveda, a limpeza kitchari não possui muitos estudos que comprovem os seus benefícios. A maior parte dos impactos positivos dessa limpeza é disseminada  a partir de experiências vividas por praticantes do kitchari. Por isso, essas pessoas afirmam que o kitchari pode ajudar a:

  • Eliminar toxinas acumuladas pelo organismo;
  • Melhorar a digestão;
  • Ajuda a reduzir a sensação de corpo pesado
  • Restaurar movimentos intestinais regulares;
  • Melhorar a energia corporal;
  • Promover o bem-estar;
  • Ajudar a manter o peso e a perda de peso saudável;

O que levar em consideração?

Kitchari é uma proteína completa: a combinação de arroz e feijão mungo oferece todos os aminoácidos necessários para formar uma proteína completa;

Eliminar açúcar, comida processada e álcool pode fazer bem: por não serem considerados alimentos saudáveis, a eliminação dessas comidas pode melhorar o bem-estar e a saúde do praticante de limpeza kitchari;

Dá tempo para o corpo reiniciar: o período em que o kitchari é praticado oferece tempo o suficiente para que o corpo humano consiga se recuperar de meses ou dias de uma alimentação não saudável;

Fácil de digerir: por ser quase uma sopa de arroz e feijão mungo, o kitchari é fácil de ser digerido, e por isso é usado para alimentar bebês e pessoas idosas.

Thali: prato indiano é tradição de dieta saudável

Receita de kitchari 

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de chá de sementes de mostarda
  • 1 colher de chá de cominho em semente
  • 1 cebola cortada em cubos (produz cerca de 1 1/3 xícaras)
  • 3 cenouras, descascadas e cortadas em cubos
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco picado
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó
  • 1/4 colher de chá de cravo-da-índia moído
  • 1/4 colher de chá de pimenta-preta moída
  • 3/4 xícara de arroz enxaguado
  • 1 xícara de feijão mungo ou lentilhas vermelhas
  • 4 xícaras de caldo de legumes caseiro
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo

  1. Esquente o óleo de coco em uma panela no fogo médio;
  2. Adicione as sementes de mostarda e de cominho e frite as até as sementes de mostarda pipocarem;
  3. Adicione a cebola, a cenoura, o gengibre e o alho;
  4. Cozinhe por cinco minutos, mexendo frequentemente para evitar queimar os vegetais e temperos;
  5. Depois que as cebolas ficarem macias, adicione os temperos e o sal até eles cobrirem todos os vegetais;
  6. Adicione o arroz, o feijão mungo e o caldo de legumes; 
  7. Adicione a água;
  8. Deixe a mistura ferver e reduza o fogo;
  9. Cubra a panela e deixe cozinhar por até 20 minutos;
  10. Depois de 15 minutos dê uma olhada na panela, se a água tiver secado adicione um pouco mais;
  11. Quando o arroz estiver mole e o kitchari seco, desligue o fogo;
  12. Sirva o kitchari em um prato e se delicie. 
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais