A labirintite é uma inflamação no ouvido interno, conhecido como labirinto, que pode comprometer tanto o equilíbrio como a audição. Normalmente se manifesta em pessoas de 40 a 50 anos e, se não for tratada corretamente, o problema pode ficar mais grave.
Após a primeira fase aguda, que dura apenas alguns dias, a labirintite pode passar para uma segunda fase, com os sintomas mais atenuados, e depois se tornar um problema crônico, durando meses ou anos para depois recomeçar, como um ciclo.
As causas mais comuns da labirintite são infecções causadas por vírus (gripes, resfriados, papeiras, sarampo e febre glandular) ou bactérias (meningite). Também entram nessa lista o uso de medicamentos que podem afetar o ouvido (aspirina e antibióticos), tumores cerebrais, traumatismo craniano, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, café e cigarro. Vale ficar de olho ainda em alergias, pressão alta, colesterol alto, diabetes e problemas na tireoide, disfunção da articulação temporomandibular (ATM), doenças neurológicas e até mesmo problemas emocionais, como o estresse e a ansiedade.
A labirintite pode afetar um ou os dois ouvidos. Se você suspeita que está com a inflamação, procure uma médica ou médico para um diagnóstico e tratamento corretos. Os principais sintomas são:
Depois de uma crise de tontura, a pessoa normalmente tem sensações de atordoamento, náuseas e vômitos, sudorese, palidez e mal-estar. Algumas pessoas também podem sentir ansiedade, depressão e até mesmo ter crises de pânico.
O indivíduo pode sentir que o ambiente gira ao redor do corpo, ou que o corpo roda em relação ao ambiente, ou uma sensação de que está pisando no vazio, de queda e desequilíbrio.
AVISO IMPORTANTE: não dirija durante as crises ou sob efeito de remédios para o tratamento de labirintite.
Procure um/a otorrinolaringologista assim que suspeitar estar com labirintite e siga a terapia que o médico prescrever (geralmente antibióticos, anti-inflamatórios e outros medicamentos). Também é necessário repouso em casa, em um local escuro e sem barulhos. Remédios caseiros e uma alimentação mais adequada podem ajudar no tratamento. Leia mais sobre o tema na matéria Remédio para labirintite: três opções caseiras.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais