Novo defender troca diesel por energia elétrica
O aquecimento global já é um problema real e há o risco de as coisas piorarem, principalmente por conta do crescente número de carros nas ruas e pela utilização maciça de combustíveis fósseis. Um dos mais problemáticos é o óleo diesel, pois além da grande poluição que gera, desde gases do efeito estufa até o material particulado, estudos comprovam tratar-se de uma substância cancerígena.
Os investimentos no desenvolvimento de fontes alternativas ou renováveis de energia, mediante o tramanho do problema que já enfrentamos e os valores envolvidos pelo mercado de combustíveis fósseis, ainda são incipientes, mas há indicadores de que algumas empresas começam a apostar nesse tipo de tecnologia.
No caso da montadora britânica Land Rover, marca detentora de modelos de luxo, carros via de regra pesados e consumidores de altos volumes de combustível, em muitos casos o diesel, mostrou recentemente seu novo Defender, movido a energia elétrica. O modelo conta com uma bateria de lítio de 27 kWh, que garante o funcionamento do motor de 94 cavalos, 33,6 Kgfm de torque, uma autonomia de 80 quilômetros e que leva um período de quatro horas para se recarregar.
O modelo apresenta características semelhantes às dos veículos movidos a diesel, como tração nas quatro rodas, bloqueio do diferencial e até mesmo o sistema Terrain Response, em uma versão mais moderna. O Defender ainda consegue atravessar trajetos inundados com aproximadamente 1 metro de água e puxar em torno de 12 toneladas.
Mais uma boa iniciativa no combate contra o aquecimento global. Ainda assim, não há previsão de disponibilidade do Defender no mercado.
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