Afinal, o lápis é reciclável? Veja como fazer o descarte de materiais de escrita
Se você já se perguntou se o lápis é reciclável, você não está sozinho. Esses instrumentos, nomeados pela revista Forbes como a quarta ferramenta mais importante na história da humanidade em termos de seu impacto na civilização humana, são parte do dia a dia humano e itens essenciais para o aprendizado.
Devido à sua importância na humanidade, estima-se que 14 bilhões de lápis são usados globalmente todos os anos. O que significa que, para atender essa demanda, é necessária uma grande quantidade de matéria-prima.
Segundo o Conserve Energy Future, é necessária uma árvore para produzir 170 mil lápis, o que significa que são necessárias cerca de 80 mil árvores para satisfazer a procura anual global de lápis. Desse modo, saber se o lápis é reciclável ou como descartá-lo corretamente pode ser um dos métodos para diminuir o impacto ambiental da ferramenta.
Composição do lápis
Para saber se o lápis é reciclável ou não, é necessário entender a sua composição. Em geral, a maioria dos lápis são feitos de madeira, grafite, metal e borracha.
- Madeira: a madeira utilizada nos lápis vem, na maioria das vezes, do cedro, que então é revestida com tinta atóxica.
- Grafite: o grafite é uma forma de carbono cristalino natural, que é misturado com argila natural.
- Metal: a faixa de metal que segura a borracha é chamada de ponteira. Quase todas as ponteiras de lápis são feitas de alumínio.
- Borracha: as borrachas para lápis são feitas de uma mistura de pedra-pomes e vinil ou borracha. Outros ingredientes também podem ser usados para dar à borracha uma cor específica ou melhorar sua função.
Embora a maioria dos lápis sejam feitos de materiais biodegradáveis, nem todas as partes desse instrumento possuem essa característica.
Em muitos lápis convencionais, a madeira usada para o bastão é feita de madeira durável. Ou seja, são biodegradáveis, embora às vezes seja usado um processamento específico para fazer com que a madeira se decomponha lentamente.
O grafite é um mineral encontrado geralmente em rochas ígneas e metamórficas e normalmente não é biodegradável. No entanto, pode ser utilizado na compostagem, pois as plantas podem absorver o seu carbono.
O cilindro de metal é chamado de ponteira de lápis e é tradicionalmente feito, por exemplo, de alumínio — um material que, embora não seja biodegradável, é considerado infinitamente reciclável.
As próprias borrachas são geralmente feitas de borracha natural ou borracha sintética. A borracha natural é biodegradável, mas as borrachas sintéticas não.
O lápis é reciclável?
Mas, afinal, o lápis é reciclável? Tecnicamente falando, ao entender a composição de um lápis, é possível concluir que apenas algumas partes da ferramenta são realmente recicláveis. Porém, felizmente, alguns programas trabalham com a reciclagem do lápis, outros instrumentos de escrita e materiais escolares.
Esse é o caso da Terracycle. O projeto é um programa internacional de coleta e reciclagem de materiais, produtos e embalagens de difícil reciclagem, que recebe esses materiais para a sua reutilização na produção de pellets, que servem como matéria-prima para outros objetos.
Entretanto, é importante notar que os lápis não devem ser encaminhados para postos de reciclagem normais, pois o material pode contaminar o fluxo de reciclagem que deve ser limpo, livre de resíduos e composto apenas de itens para reciclagem comuns, como papel, plástico e vidro.
Porém, descartá-lo no lixo comum, às vezes, também pode oferecer riscos ao meio ambiente.
Como descartar lápis?
Alguns estabelecimentos de reciclagem recebem doações de lápis e outros materiais escolares para sua destinação correta. Para fazer esse descarte, é só encaminhar os resíduos para o posto mais próximo à sua residência.
Não sabe onde encontrar o Ecoponto mais próximo de sua casa? Nós lhe ajudamos! O eCycle possui um localizador de postos de reciclagem e doação mais próximos de você. Clique aqui para saber mais.