Lavanda ajuda a acalmar, faz bem para pele, cabelo, entre outros benefícios
Lavanda é uma planta normalmente citada por sua cor e aroma, o seu óleo essencial pode proporcionar incríveis benefícios para a saúde. O nome deriva da raiz latina “lavare”, que literalmente significa “lavar”. O uso mais antigo de lavanda data do antigo Egito. Lá, o óleo essencial de lavanda é conhecido por desempenhar um papel no processo de mumificação.
Para que serve a lavanda?
O principal tipo da planta é a Lavandula dentata, mas outras espécies também são utilizadas com frequência, como a lavandula angustifolia, também chamada de lavandas inglesas.
No Brasil, a espécie mais utilizada é comumente conhecida como alfazema. A alfazema é uma espécie da planta do gênero Lavandula.
Desde os tempos antigos, essa planta tem sido usada para tratar muitas doenças diferentes, incluindo:
- Problemas de saúde mental;
- Ansiedade;
- Insônia;
- Depressão;
- Dores de cabeça;
- Dores musculares;
- Queda de cabelo;
- Náusea;
- Acne;
- Dor de dente;
- Irritações da pele;
- Câncer.
Aromaterapia e lavanda
A aromaterapia é a área terapêutica em que mais se usa a lavanda e seu óleo essencial. Acredita-se que sua fragrância ajuda a promover efeitos calmantes, o bem-estar e a reduzir o estresse, a ansiedade e possivelmente até a dor leve. Um estudo do Journal of Alternative and Complementary Medicine concluiu que a aplicação tópica poderia reduzir a gravidade das cólicas menstruais.
Pesquisadores descobriram que o óleo essencial de lavanda pode reduzir a ansiedade e a pulsação em estudantes de enfermagem que fazem testes estressantes. Em ambientes hospitalares, a aromaterapia demonstrou diminuir a angústia pré-operatória e relaxar mais do que massagem ou apenas repouso.
Reduz efeitos colaterais do tratamento contra o câncer
Segundo o National Cancer Institute, a aromaterapia pode ajudar os pacientes a controlar os efeitos colaterais do tratamento do câncer. Receptores de olfato enviam mensagens para o cérebro que podem afetar o humor.
Lavanda ajuda a dormir
Estresse, desidratação e tensão podem causar dores de cabeça tensionais. Entretanto, o óleo essencial de lavanda pode ajudar a restaurar o equilíbrio do corpo e tratar essas dores.
Aromaterapeutas usam a planta de alta qualidade para tratar dores de cabeça e nervosismo ou inquietação. Massoterapeutas, por vezes, aplicam os óleos essenciais na pele, que podem funcionar tanto como agente calmante como auxiliar do sono. Na Alemanha, o chá da planta foi aprovado como suplemento para tratar perturbações do sono, inquietação e irritação estomacal.
Quando aplicado à pele, o óleo essencial têm mostrado resultados positivos contra eczema, acne, queimaduras e assaduras. Adicionalmente, o óleo de lavanda também é usado diluído no óleo de coco.
Faz bem para pele e cabelo
O uso tópico (uso externo) do óleo essencial pode ajudar a tratar uma doença chamada alopecia aerada, que faz com que o cabelo caia. Um estudo, publicado no Archives of Dermatology, mostra que pessoas que esfregaram o óleo nas áreas onde o cabelo havia caído apresentaram crescimento capilar ao longo de sete meses. No entanto, não havia como os pesquisadores determinarem qual dos óleos era o responsável.
Lavanda trata dor de cabeça
O óleo essencial de lavanda pode ajudar a restaurar o equilíbrio do corpo. Além de ser considerado um ótimo tratamento para dores de cabeça tensionais. Elas geralmente são causadas por estresse, desidratação e tensão.
Assim, para reduzir o estresse, você pode espalhar de 10 a 12 gotas de óleo essencial de lavanda no ar de casa ou adicionar de cinco a seis gotas em seu banho relaxante.
Como cuidar de lavanda?
Se você pretende plantar flores de lavanda em sua casa, é preciso ter em mente que essas plantas gostam de vários tipos de solo. No entanto, se adaptam melhor em solos calcários. Ao plantar lavanda em um vaso, certifique-se de regar sempre que a terra estiver seca. Mesmo dentro do vaso a planta pode ficar grande demais, logo, troque o recipiente dela sempre que for necessário.
No caso dessa planta ser colocada diretamente no solo, regue quando ela estiver seca por 30 dias, depois disso ela se adapta sozinha. Por fim, a lavanda adora a luz do Sol, por isso sempre opte por deixá-la em uma região bem iluminada.
Mas, lembre-se que o excesso de água pode ser prejudicial à qualquer planta.