Aprender a fazer um leite condensado vegano pode ser útil na confecção de sobremesas sem lactose e sem ingredientes de origem animal. Em geral, o leite condensado é um produto comumente utilizado na culinária brasileira, sendo o principal ingrediente do brigadeiro — adorado doce nacional. Porém, pessoas veganas deixam de aproveitá-lo por sua composição.
Como indicado pelo nome, o leite condensado é um produto do leite de vaca, composto da versão concentrada do líquido, com a adição do açúcar.
Depois que o leite é pasteurizado, ele é canalizado para um evaporador, onde é concentrado. Então, o açúcar é adicionado e a mistura é selada a vácuo em latas de alumínio prontas para o consumo.
Felizmente, com o aumento da popularidade do veganismo, algumas marcas disponibilizam a sua versão vegana, porém, fazer em casa pode ser mais fácil! Veja algumas receitas de leite condensado vegano:
Assim como a versão simplificada do leite condensado normal, essa receita de leite condensado vegano também só leva dois ingredientes: o leite de coco e o açúcar.
Porém, o leite de coco utilizado na receita é diferente do convencional, encontrado em garrafas de vidro. A sua versão cremosa é essencial para a produção de um leite condensado espesso, com textura semelhante ao do produto normal.
O leite de coco integral pode ser difícil de encontrar. Mas, felizmente, existe uma versão do leite condensado vegano com leite de soja, que é mais acessível, confira:
A receita original alega que qualquer leite vegetal pode ser utilizado. Porém, recomenda-se o uso do leite de soja, que possui uma textura semelhante ao leite de vaca.
Essa versão de leite condensado vegano leva castanha-de-caju, cujo amido natural ajuda a replicar a consistência do leite condensado normal. Além disso, ela também é livre de açúcar, usando o xarope de bordo para adoçar a receita.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais