Leite de amêndoas: benefícios e como fazer

Compartilhar

O leite de amêndoas é um dos produtos mais populares entre os que são feitos a partir da amêndoa. Ele é um leite vegetal saboroso, rico em cálcio, magnésio, zinco e vitamina E, amplamente consumido por pessoas que optam por não consumir leite de vaca, como veganos e intolerantes à lactose. Apesar das amêndoas serem conhecidas como ricas em calorias e gordura, a forma como elas são processadas para o leite faz com que ele seja uma bebida pouco calórica.

A bebida é feita a partir da mistura das amêndoas trituradas com água que, em seguida, é coada para remover as partículas sólidas. Algumas variedades comercializadas podem ter nutrientes extras acrescentados, riboflavina, vitaminas do complexo B e vitamina D. Mas, se for de sua preferência, ele também pode ser facilmente preparado em casa. Além disso, a bebida não contém glúten.

Quais são os benefícios do leite de amêndoas?

Foto de Austin Wilcox na Unsplash

1. Pouco calórico

Um copo de leite de amêndoas sem açúcar possui cerca de 30 a 50 calorias. Isso depende do leite escolhido. O leite caseiro e os produzidos por certas marcas podem conter um número maior de calorias, dependendo da quantidade de amêndoas e dos outros ingredientes adicionados.

Esse leite com poucas calorias pode ser utilizado em dietas que visam perder peso, afinal, é um alimento pouco calórico, mas bastante nutritivo.

2. Rico em antioxidantes

O leite de amêndoas é rico em antioxidantes. Essas substâncias são importantes para reduzir os danos dos radicais livres, moléculas que causam danos às células, podendo levar à velhice ou até mesmo ao câncer.

Um dos antioxidantes presentes no leite é a vitamina E. Em apenas 28 gramas de amêndoas, por exemplo, há 37% da necessidade diária de vitamina E. Além de agir como antioxidante combatendo a inflamação e o estresse no corpo, essa vitamina ajuda a proteger contra doenças cardiovasculares e o câncer.

3. Baixo teor de açúcar

Essa bebida possui baixo teor de açúcar. Um copo tem aproximadamente 1 a 2 gramas de carboidratos. Por causa disso, ele é uma opção de baixo índice glicêmico e uma boa alternativa para quem tem diabetes.

Ainda assim, é importante verificar as opções comercializadas, porque elas possuem outros ingredientes adicionados, inclusive açúcar.

4. Rico em Magnésio

O leite de amêndoas também é fonte de magnésio. Esse mineral tem papel fundamental ao controlar os níveis de açúcar no sangue, manter a pressão arterial normal, os ossos fortes e o ritmo cardíaco estável.

5. Pode reduzir riscos de doenças cardíacas

Estudos mostram que o consumo regular de oleaginosas, como as amêndoas, está associado a um risco menor de doenças cardíacas, porque são alimentos ricos em gorduras saudáveis.

Além disso, outra pesquisa, feita com adultos saudáveis, mostrou que consumir 66g de amêndoas ou óleo de amêndoas todos os dias durante 6 semanas reduziu os níveis de lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol ruim em 6% e triglicerídeos em 14%.

Dieta vegana para diabéticos: porque se adaptar

Como fazer leite de amêndoas caseiro

Outro benefício desse leite vegetal é que ele não possui lactose naturalmente. Além disso, ele pode ser inserido facilmente nas receitas e é bem simples de se fazer em casa.

Para fazer leite de amêndoas em casa e substituir o leite convencional, você precisa apenas de:

  • Liquidificador;
  • Um pouco de água;
  • 150g de amêndoas.

O primeiro passo do modo de preparo é deixar as amêndoas de molho com água de um dia para o outro ou pelo menos durante 4 horas. Depois disso, o próximo passo é escorrer a água e colocar as amêndoas no liquidificador com 750 mL de água filtrada fria.

Bata os ingredientes no liquidificador até ficar bem homogêneo. Em seguida, peneire em um tecido, como musseline, e deixe escorrer. Depois que a maior parte tiver escorrido, seu leite está pronto!

Os resíduos do leite de amêndoas também podem ser aproveitados em várias receitas, utilizando como base poucos ingredientes: água, pasta de amêndoas (formada pelos resíduos do leite), azeite, limão e temperos.

Patê de amêndoas com resíduos do leite de amêndoas

O patê de amêndoas é uma das maneiras mais simples de aproveitar os resíduos do leite e não transformá-los em lixo orgânico. A cada 100g da polpa restante da fabricação de leite de amêndoas, você vai precisar de:

Para preparar, comece misturando os ingredientes, exceto o azeite, até ficar homogêneo. Depois, adicione-o, volte a misturar e seu patê estará pronto. Ele pode ficar até cinco dias na geladeira e ser servido em torradinhas, por exemplo.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais