O leite de amendoim é uma alternativa vegetal livre de lactose, vegana e acessível, que pode ser feita com três receitas diferentes. Ele pode ser tomado puro ou usado em receitas doces e salgadas, como bolos, brigadeiro, molho branco ou queijo de amendoim. O resíduo do leite pode ser usado em massas de pães, bolos ou na tapioca temperado com azeite, alho, orégano e sal. Confira como fazer leite de amendoim seguindo passo a passo:
Deixe o amendoim de molho de um dia para o outro ou pelo menos durante quatro horas. Dessa forma ele eliminará uma parte de seus antinutrientes naturais.
Em seguida, escorra os grãos e bata no liquidificador com oito xícaras de água filtrada. Após esse passo, leve o conteúdo batido para uma panela grande, ligue o fogo e mexa até cozinhar. Guarde o resíduo para outras receitas.
Peneire o leite de amendoim com um coador de voil ou usando uma peneira fina. Está pronto. Caso preferir mais grosso, leve novamente ao fogo até encorpar ou utilize menos água na hora de bater.
Deixe o amendoim de molho de um dia para o outro ou pelo menos durante quatro horas. Dessa forma ele eliminará uma parte de seus antinutrientes naturais.
Em seguida, escorra os grãos e bata no liquidificador com oito xícaras de água filtrada. Em seguida, peneire o leite de amendoim com um coador de voil ou usando uma peneira fina. Está pronto! Guarde o resíduo para outras receitas.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter a consistência desejada. Está pronto!
Amendoim (Arachis hypogaeai L.) é uma planta de origem sul-americana, cujas sementes, ricas em óleo e proteínas, são produzidas abaixo da superfície do solo.
Achados arqueológicos de mais de 3,7 mil anos fundamentam a utilização do amendoim na dieta dos povos pré-colombianos. Este é um dos alimentos mais nutritivos e, ao mesmo tempo, de fácil digestão. Por isso, contribuiu bastante para a nutrição da humanidade pré-histórica.
O amendoim é um alimento funcional, mas deve ser consumido em quantidades adequadas. Essa oleaginosa contém propriedades que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso ajuda na prevenção do desenvolvimento de câncer e reduz tumores já existentes. Ele ainda ajuda a diminuir o colesterol ruim e ajuda a controlar os níveis de triglicérides, além de equilibrar o metabolismo.
Os grãos de amendoim apresentam alto valor energético (596 cal/100 g de sementes), e alto teor de lipídios e proteína. Além de ser uma alternativa para o leite animal, ele é rico em uma série de nutrientes e minerais benéficos à saúde. Alguns dos nutrientes presentes nessa bebida são:
Apesar de apresentar muitas vantagens nutricionais, algumas pessoas podem ter alergias ao consumir amendoim. Por isso, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos classifica o alimento entre os oito maiores responsáveis por alergias alimentares. Essa reação é provocada por proteínas alergênicas resistentes à digestão enzimática, que apresentam alto grau de ligação a células de defesa do organismo.
As reações causadas pelo amendoim incluem asfixia, urticária, angioedema, rinite, eczemas, úlceras bucais, náuseas, prurido, diarreias, colapso cerebral, ataque cardíaco e, em casos graves, a morte. O ideal para os alérgicos é evitar o consumo. No entanto, isso pode ser difícil, pois muitos alimentos acabam se contaminando com amendoim durante o processamento.
Além dessas questões relacionadas à alergia, assim como a soja, a semente crua do amendoim também apresenta fatores antinutricionais. Tais fatores influenciam os processos metabólicos do sistema humano, como a diminuição da digestibilidade da proteína do amendoim, afetando o valor nutritivo das sementes. Contudo, o processamento tradicional e o cozimento do amendoim reduzem os antinutrientes.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais