Quer saber como escolher entre leite de aveia ou soja? Confira
Leite de aveia ou soja, eis a questão! Com diversas opções de leite vegetal, é fácil ficar na dúvida do que comprar ou até fazer em casa. Aqui reunimos diversos fatos sobre ambos os tipos de leites para te ajudar a tomar essa decisão.
Em frente à expansão do mercado de leites vegetais, diversas outras opções se tornaram viáveis. Enquanto o leite de soja foi o produto mais popular por anos, alternativas como o leite de aveia ficaram mais populares ao longo do tempo.
De acordo com uma matéria publicada no Refinery29, as vendas de leite de aveia nos Estados Unidos subiram mais do que as de papel higiênico e álcool gel durante a pandemia de coronavírus que se alastrou em 2020. Não é possível identificar uma causa certeira para esse boom de vendas, contudo, alguns especialistas acreditam que o leite de vaca perdeu a sua credibilidade como um alimento saudável, além da pecuária ser apontada como um catalisador para as mudanças climáticas.
Além das preocupações ambientais, o leite de vaca também possui outro obstáculo que contribuiu para a sua queda no mercado: a intolerância à lactose, que impede que grande parte da população consiga aproveitar o alimento.
Mas o que fez com que o leite de aveia fosse escolhido acima do leite de soja? E como, enfim, responder a questão leite de aveia ou soja? Entenda os possíveis benefícios de ambas alternativas:
Leite de aveia
O leite de aveia é feito a partir da mistura de aveia e água, sendo uma opção de leite vegetal sem nozes ou castanhas, o que definitivamente contribuiu para a sua popularidade.
Embora não seja tão nutritivo como as aveias em sua forma in natura, o leite de aveia ainda possui parte de seus benefícios por conta de um processo de enriquecimento. Normalmente, o produto comercializado é enriquecido com cálcio, potássio, ferro, vitaminas do complexo B e vitaminas A e D.
Porém, quando feito em casa, ele ainda possui mais fibras alimentares e carboidratos que outros tipos de leite, como o de vaca, de amêndoas ou de soja.
Leite de soja
Já o leite de soja é feito a partir da mistura da soja embebida com a água, que também é livre de castanhas ou glúten, dois alimentos com propriedades alérgenas.
Assim como o leite de aveia, o leite de soja também perde um pouco do valor nutricional dos grãos na fabricação do leite. No entanto, ele também pode ser fortificado com vitaminas e minerais, como a riboflavina, cálcio e vitaminas A, B12 e D. Em sua versão não fortificada, o leite ainda possui benefícios, como vitamina B6, folato, magnésio e zinco.
Leite de aveia ou soja?
Em questão de benefícios, ambos os leites de aveia ou soja possuem vitaminas e minerais que auxiliam na saúde e bem-estar. Contudo, eles também contam com diferenças que podem ajudar na sua escolha.
Saúde
Ambas os leites vegetais citados, quando comercializados, passam por processos que podem ou não contar com alguns ingredientes adicionais, como o açúcar. A adição de açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de diversas condições de saúde quando ingerido de forma excessiva.
A Organização Mundial de Saúde, por exemplo, vem tentando alertar para a diminuição da sua ingestão desde 1989. De acordo com os documentos divulgados pela organização, os valores recomendados são de 10% ou menos de seus valores diários totais.
Por outro lado, a alta ingestão de produtos de soja já foi associada a problemas na tireoide. Um estudo em 37 adultos japoneses mostrou que ingerir 30 gramas de soja por dia durante três meses causou sintomas relacionados à função suprimida da tireoide. Os sintomas incluíam desconforto, sonolência, constipação e aumento da tireoide – todos desaparecendo após o término do estudo.
Entretanto, uma análise de 14 estudos observou que não há efeitos adversos significativos do consumo de soja na função tireoidiana em adultos saudáveis, enquanto bebês nascidos com deficiência de hormônio tireoidiano foram considerados em risco. Além disso, a soja também é um alérgeno comum, tanto para adultos quanto para crianças.
Em suma, é possível concluir que o consumo de soja e seus derivados pode desencadear problemas da tireoide em pessoas sensíveis, mas não em adultos saudáveis ou sem sensibilidades alimentares.
Assim, a escolha entre leite de aveia ou soja no âmbito da saúde fica nas mãos do próprio consumidor.
Impactos ambientais
Por conta da demanda, a produção da soja pode criar diversos impactos ambientais. O mais comum é derivado do desmatamento para abertura de campos de plantio. Esse desmatamento de áreas verdes, além de contribuir para a perda do ecossistema florestal, também é um grande agente na emissão de CO2 na atmosfera. O Brasil é o maior produtor de soja do mundo, portanto, é estimado que a Amazônia já tenha perdido cerca de 20% de sua vegetação original para abrir espaço para o plantio do feijão.
Contudo, o leite de soja não é responsável por grande parte dessa devastação. Cerca de 80-90% da soja produzida é plantada como alimento do gado, enquanto apenas 6% é destinado para o consumo humano.
Por outro lado, o leite de soja também possui um grande uso de água. Um relatório de 2011 concluiu que cada galão de leite de soja precisa de 297 galões de água, mais de seis vezes mais do que o necessário para fazer leite de aveia, que possui um cultivo mais simples.
Desse modo, se sua preocupação for o meio ambiente, entre leite de aveia ou soja é melhor escolher o leite de aveia — que também é considerado o leite vegetal mais sustentável que existe.
Praticidade
O leite de aveia pode ser mais acessível quando feito em casa. Em sua forma pura, ele possui apenas dois ingredientes de alta disponibilidade no mercado — a aveia e a água. A soja, por outro lado, embora possa ser usada para fazer um leite vegetal caseiro, pode ser mais difícil de achar.
Qual é melhor?
Apesar de todas as vantagens do leite de aveia sobre o leite de soja, ambas as variedades de leite vegetal possuem benefícios que podem ser aproveitados. Entretanto, é importante lembrar que a soja possui um impacto ambiental maior do que a aveia.
Por fim, a escolha entre leite de aveia ou soja é pessoal de cada indivíduo. Após ler as comparações entre ambas alternativas, conseguiu se decidir? Se não, conheça mais sobre ambos os alimentos nas nossas matérias: