Já ouviu falar em leites vegetais? O leite de soja é a alternativa mais conhecida para aqueles que apresentam intolerância a produtos com lactose ou que seguem a filosofia vegana (não consumir produtos de origem animal). O problema é que essa opção pode não ser ideal para todos. Uma opção mais barata e fácil de fazer em casa é o leite de aveia, que ainda traz benefícios à saúde como eliminação de gorduras e fortalecimento do sistema imunológico.
Em frente à expansão do mercado de leites vegetais, diversas outras opções se tornaram viáveis. Enquanto o leite de soja foi o produto mais popular por anos, alternativas como o leite de aveia ficaram mais populares ao longo do tempo.
De acordo com uma matéria publicada no Refinery29, as vendas de leite de aveia nos Estados Unidos subiram mais do que as de papel higiênico e álcool gel durante a pandemia de coronavírus que se alastrou em 2020. Não é possível identificar uma causa certeira para esse boom de vendas, contudo, alguns especialistas acreditam que o leite de vaca perdeu a sua credibilidade como um alimento saudável, além da pecuária ser apontada como um catalisador para as mudanças climáticas.
Além das preocupações ambientais, o leite de vaca também possui outro obstáculo que contribuiu para a sua queda no mercado: a intolerância à lactose, que impede que grande parte da população consiga aproveitar o alimento.
O leite de aveia pode ser consumido no dia a dia. Ele pode ser usado como um ótimo substituto do leite de vaca na preparação de receitas e vitaminas. Por ser aveia hidratada, batida e coada, o leite de aveia carrega uma fração dos benefícios da aveia e seu consumo faz muito bem para a saúde.
O leite de aveia, além de incrivelmente simples e barato, também traz benefícios para a saúde. Ele é rico em fibras (solúveis e insolúveis) que ajudam o organismo a eliminar gorduras que podem bloquear artérias – importante para quem quer diminuir o colesterol, melhorar a flora intestinal, auxiliar o fortalecimento do sistema imunológico e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
Esse leite vegetal também é rico em vitaminas e minerais, como cálcio, vitamina E, vitaminas do complexo B, cobre, zinco, potássio, manganês, magnésio e ferro, sendo uma opção muito indicada para quem possui baixo teor de ferro no sangue.
O leite de aveia pode ser mais acessível quando feito em casa. Em sua forma pura, ele possui apenas dois ingredientes de alta disponibilidade no mercado — a aveia e a água. Confira uma receita de leite de aveia caseiro.
Depois de fazer o leite de aveia, guarde na geladeira por até três dias. Porém, o ideal é consumir na hora em que for feito.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais