O leite de batata é um derivado do vegetal mais querido do mundo. Apesar de não ser tão popular quanto os de soja ou de amêndoas, o leite de batata tem ganhado espaço entre aqueles que querem parar o consumo do leite de origem animal. Além disso, essa alternativa rica em antioxidantes e fibras pode ser feita na sua casa!
O sabor do leite de batata pode não ser um dos mais agradáveis do mundo para algumas pessoas, mas existem maneiras de disfarçar o gosto do vegetal. A empresa sueca Veg Of Lund, criadora do primeiro leite de batata comercial do mundo (DUG), trouxe o diferencial ao gosto de seu produto adicionando ingredientes como óleo de canola e proteína de ervilha.
Porém, para fazer esse leite vegano em sua casa você pode adicionar outros adoçantes que irão substituir o sabor salgado da batata. Você pode adicionar xarope de bordo, também conhecido como maple syrup, ou mel, duas opções baratas e fáceis de encontrar em mercados e em mercearias.
Além de ser cheia de nutrientes, a batata também é um alimento benéfico para o meio ambiente. Especialistas defendem que quando comparado com outros leites vegetais, o de batata pode ser o mais sustentável.
Segundo a empresa sueca responsável pelo DUG, esse vegetal pode ser cultivado em qualquer lugar do mundo. Isso significa que não é necessário nenhum tipo de acomodação especial para a plantação de batata, o que pode ajudar na economia dos custos de produção financeiros e ambientais.
Quando comparado com o leite de vaca, o leite de batata tem uma pegada de carbono 75% menor e mais sustentável. Outro fator importante, levantado pela marca, é de que o leite de batata consome 56 vezes menos água do que a produção do de amêndoas.
Desta maneira, a batata se apresenta como uma alternativa saudável e eco-friendly para o consumo de leite. Essas características podem contribuir para o desenvolvimento de uma indústria livre de crueldade animal, que defende a proteção da natureza e da vida humana.
O método usado para a produção do leite de batata pode causar a perda de alguns nutrientes do vegetal. No entanto, isso não significa que a bebida perde todos os benefícios do vegetal. A batata é conhecida por ter altas quantidades de antioxidantes, como flavonóides, carotenóides e ácidos fenólicos, o que ajuda a neutralizar os radicais livres no organismo e prevenir problemas como câncer.
A batata também é repleta de amido resistente, uma espécie de amido que alimenta as bactérias do intestino, atuando como um antibiótico e auxiliando no controle de açúcar no sangue, o que pode ajudar pessoas que sofrem com diabetes. Por fim, alguns tipos de batatas tem baixo índice glicêmico, como a batata doce, o que pode ajudar a manter a saciedade e evitar o ganho de peso.
Esse tipo de bebida não serve apenas como uma alternativa para pessoas que aderiram ao veganismo, ele também é adequado para pessoas alérgicas a lactose ou qualquer outro derivado do leite animal. Sem contar que esse leite é um bom representante de alimentos sustentáveis que não agridem o meio ambiente.
Você pode ingeri-lo puro, tomando um copo de leite por dia, ou adicioná-lo a suas receitas: como bolos, tortas e iogurtes. Alguns consumidores defendem que o seu sabor não é ideal para bebidas como café e chá, e por isso, muitos preferem adicioná-lo em lattes ou cappuccinos caseiros.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais