O leite de cana-de-açúcar é uma bebida vegetal, com características similares ao leite de vaca, que pode ser utilizada como uma alternativa ao produto de origem animal. Ele é derivado da cana-de-açúcar, melaço e outros subprodutos da cana.
A criação desse e de outros leites vegetais foi uma resposta à crescente demanda de bebidas vegetais e livres de lactose.
E, embora não se saiba exatamente o que desencadeou a demanda por leites vegetais, especialistas acreditam que a expansão do mercado pode permanecer em ascensão. De fato, uma dessas alternativas, o leite de aveia, apresentou um aumento de vendas significativo em 2020 nos Estados Unidos — ultrapassando as vendas de papel higiênico durante a pandemia.
No entanto, cientistas apostam que o leite de cana-de-açúcar pode se tornar um divisor de águas no setor alternativo vegano.
De acordo com o professor Mark Turner, especialista em microbiologia de alimentos da Universidade de Queensland, o leite de cana-de-açúcar deriva da cana-de-açúcar, melaço e outros subprodutos da cana. Esses componentes servem como alimentação para leveduras que, durante um processo de fermentação, criam proteínas “bioidênticas” às proteínas animais.
O projeto que impulsionou a produção de leite-de-cana-de açúcar na Austrália ocorreu através de uma colaboração com o governo de Queensland e a empresa de fermentação da Ásia-Pacífico Cauldron. Segundo a CEO da empresa, Michele Stansfield, o produto é visto como um “produto complementar” da indústria de açúcar.
“Não pretendemos substituir a cadeia alimentar, procuramos apenas complementá-la ou complementá-la no futuro”, disse ao ABC News.
Segundo Mark Turner, os benefícios do leite de cana-de-açúcar dependem da formulação final do produto. Assim como outras alternativas ao leite, muitos produtos industrializados são comercializados com adições de açúcar e outros compostos que podem comprometer os benefícios da matéria-prima da bebida.
Entretanto, especialistas acreditam que as similaridades do produto com o leite de vaca podem proporcionar bons níveis de proteína aos consumidores.
Por outro lado, muitos também possuem relações conflituosas com essa utilização da cana-de-açúcar devido ao papel do açúcar na alimentação. Porém, os responsáveis pelo projeto não mencionaram possíveis problemas de saúde associados ao consumo do produto.
Embora o projeto tenha se iniciado na Austrália, as propriedades do leite de cana-de-açúcar podem inspirar outros produtores, desencadeando possíveis problemas ao meio ambiente. Isso se dá devido aos grandes impactos ambientais resultantes da indústria de açúcar, que podem ser avaliados através da história.
O Brasil é responsável pela segunda maior produção de cana-de-açúcar no mundo devido à sua introdução no século 15 por colonizadores europeus. Aqui, a sua plantação contribuiu para inúmeros impactos à fauna e flora locais, incluindo o desmatamento e modificações ao território brasileiro. Confira mais na matéria: Cana-de-açúcar: impactos, usos e benefícios.
Além disso, os canaviais de cana-de-açúcar podem apresentar outros impactos, como:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais