O leite de macadâmia é um tipo de bebida à base de plantas e sem lactose, sendo uma alternativa vegetal ao leite de vaca. Uma xícara desse leite possui aproximadamente de 50 a 70 calorias, 4 a 5 gramas de gordura, uma grama de proteína e uma grama de carboidrato.
Em comparação com outros leites vegetais, o leite de macadâmia pode ser uma opção menos calórica. No entanto, também possui menos proteínas que a maioria dos outros leites.
Ele também não é tão popular quanto outros tipos de leite vegetal, principalmente por conta de sua baixa disponibilidade no mercado. Contudo, pode ser uma alternativa boa para quem é familiarizado com a macadâmia e gosta do sabor dessa noz.
Em geral, o leite de macadâmia é uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas, podendo conter uma gama de vitaminas e minerais, incluindo cálcio, ferro, vitamina B6, potássio, tiamina e manganês.
Um copo com aproximadamente 240 mLs de leite de macadâmia possui:
É importante notar, entretanto, que os valores podem variar de acordo com o tipo de leite consumido. Muitas versões desse leite podem conter açúcares adicionais ou fortificados com outras vitaminas e minerais.
Por ser uma fonte de gorduras monoinsaturadas, o leite de macadâmia pode diminuir a resposta inflamatória do organismo, reduzir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) e ajudar a regular a função celular.
Seus baixos valores de carboidratos também podem ser benéficos para pessoas com condições específicas. De acordo com uma matéria publicada no portal Livestrong, o leite de macadâmia é uma boa opção para diabéticos, pessoas com doença celíaca ou para pessoas que seguem uma dieta cetogênica.
Alguns tipos de leite de macadâmia comercializados também podem ser fortificados com nutrientes benéficos à saúde, como a vitamina B12, vitamina D, vitamina A e cálcio. Porém, o valor desses nutrientes pode variar de acordo com a quantidade de leite consumido.
Outros possíveis benefícios do leite incluem:
A produção de leite de macadâmia é relativamente sustentável. Confira a pegada hídrica e de carbono da alternativa:
Em geral, quando comparado com outros tipos de leite vegetal, o leite de macadâmia possui um impacto ambiental menor, por isso é considerado “relativamente” sustentável. Porém, ainda sim possui algumas desvantagens, como seu alto consumo de água.
Além disso, como uma opção vegana, o leite não é associado a nenhum tipo de sofrimento animal, diferentemente do leite convencional.
Assim como a maioria de outras alternativas de leite de vaca, o leite de macadâmia é simples de fazer e requer poucos ingredientes. Confira:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais