Leite de soja tem benefícios ou faz mal?

Compartilhar

O leite de soja é feito a partir do grão de soja e água filtrada. Como outras alternativas de leite à base de plantas, ele pode ser uma alternativa com menor pegada ambiental que o leite de origem animal.

Leite de amêndoas: benefícios e como fazer

Uma xícara de leite de soja sem açúcar contém:

Por ser proveniente de plantas, o leite de soja é naturalmente livre de colesterol, com baixo teor de gordura saturada e não contém lactose.


Imagem editada e redimensionada de Isabell Winter, está disponível no Unsplash

A soja e o leite de soja são boas fontes de proteína, cálcio (quando fortificado) e potássio. No entanto, consumir muita soja ou derivados pode ser um problema para pessoas com problema na tireoide ou outras condições.

E um estudo mostrou que a maior ingestão de alimentos à base de soja causava problemas de fertilidade e menor número de espermatozoides. A soja também é um alérgeno comum. Pessoas alérgicas à soja não devem beber leite de soja.

Prós do leite de soja

  • É uma boa fonte de proteína, vitamina A, potássio e isoflavonas;
  • Contém tanta proteína quanto o leite de vaca e é mais baixa em calorias do que o leite integral;
  • Contém muito pouca gordura saturada.

Contras do leite de soja

Leite de arroz: como fazer e benefícios

Se for consumir leite de soja, dê preferência às opções orgânicas. Entenda melhor esse tema na matéria: “O que são alimentos orgânicos?“. Para saber mais sobre a soja e outros derivados como o tofu, dê uma olhada nas matérias: “Soja: faz bem ou mal?” e “O que é tofu e quais são seus benefícios“.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais