A levedura nutricional é um tipo de levedura desativada da espécie Saccharomyces cerevisiae, a mesma usada para fermentar cerveja e na produção do pão. A sua diferença, entretanto, é que a levedura nutricional é plantada especialmente para ser usada como um alimento, por isso é desativada e não possui células vivas.
Sua produção é feita a partir de algo doce, geralmente melaço, onde as células de Saccharomyces cerevisiae são cultivadas. A levedura, então, é desativada ao ser apresentada ao calor, colhida, lavada, seca e esmigalhada em pequenos pedaços para se tornar alimento.
Ele é comumente usado em forma de condimento, principalmente em dietas plant-based, por ter um gosto similar ao queijo.
Embora seja produzida através de levedura, a levedura nutricional não contém glúten e é um alimento seguro para pessoas com alergias.
Duas colheres de sopa de levedura nutricional contém cerca de 60 calorias. O alimento é rico em proteínas, carboidratos e fibras alimentares. Geralmente, quando é comercializada, ela é fortificada com outras vitaminas. A mais comum a ser encontrada é a vitamina B12, um micronutriente essencial para o organismo que é encontrado em alimentos de origem animal.
Por isso, quando fortificada com B12, a levedura nutricional é ainda mais recomendada para um público vegano e vegetariano — alimentos plant-based não contêm a vitamina B12, que geralmente é consumida através de suplementos.
A deficiência de vitamina B12 é difícil de ser diagnosticada, mas pode causar condições graves. Alguns problemas incluem anemia megaloblástica, causada pela redução de glóbulos vermelhos normais que se tornam grandes, imaturos e disfuncionais, e anemia perniciosa, uma condição em que os glóbulos vermelhos do sangue ficam abaixo do normal.
Um estudo comprovou o efeito da levedura nutricional fortificada no combate à deficiência de B12. Foi observado que consumir ao menos uma colher de sopa de levedura por dia ajuda a restaurar os níveis da vitamina no organismo.
Enquanto os benefícios derivados da vitamina B12 só funcionam com a levedura fortificada, o alimento em sua forma pura apresenta outros benefícios. Acredita-se que a espécie de levedura Saccharomyces cerevisiae, por exemplo, pode ajudar no sistema imunológico combatendo a inflamação resultante da infecção bacteriana. Além disso, ela também atua em outras áreas da imunidade. Uma pesquisa comprovou seu resultado prevenindo resfriados — participantes que consumiam levedura nutricional eram 25% menos propensos a desenvolver a doença.
Por conter beta-glucano — um tipo de fibra solúvel —, a levedura nutricional também tem propriedades favoráveis à saúde cardiovascular. O beta-glucano é um agente que pode reduzir níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) e aumentando níveis de colesterol HDL (colesterol bom).
O alimento também é rico em antioxidantes, como glutationa e selenometionina, que protegem as células contra radicais livres.
A fibra da levedura nutricional também apresenta benefícios para reduzir a constipação, além de ajudar a prevenir a diabetes.
O condimento pode ser usado de diversas formas e pode ser incrementado na dieta por via de diversos alimentos, como saladas, pipoca, sopas, etc. Por ter um sabor parecido com o queijo, muitas pessoas também o adicionam diretamente no macarrão para ser um substituto de parmesão.
Por ser um produto de levedura desativada, a levedura nutricional é, na maioria das vezes, um alimento seguro para a maioria das pessoas. Porém, pacientes que sofrem de síndrome do intestino irritável ou enxaquecas podem sofrer efeitos adversos. Pessoas com doença de Crohn ou sensibilidade a produtos de levedura também não são indicados ao seu consumo, por poder agravar possíveis reações.
A levedura também não é recomendada para pessoas que tomam certos medicamentos de diabetes, depressão e alguns narcóticos — consulte um profissional de saúde para mais informações sobre as possíveis interações da levedura com diferentes remédios.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais