A captação da água da chuva é uma ótima opção para economizar água, dinheiro e, consequentemente, ajudar o meio ambiente, pois além de poupar recursos, você diminuir sua pegada ambiental e também sua pegada hídrica. Ter uma cisterna é uma excelente opção para quem quer reaproveitar água, mas é preciso cuidado para não descuidar da limpeza.
Também conhecidas como algibes, as cisternas são reservatórios que recolhem a água da chuva ou de uso doméstico e a armazenam para tarefas que não exigem água potável. Ou seja, elas são um sistema de reaproveitamento de água de baixo custo – entenda a diferença entre água da chuva e água de reúso.
Um dos principais cuidados que você deve ter com a sua cisterna é a limpeza, para evitar contaminações e manter o bom funcionamento do sistema. O filtro funcional deve ser limpo para impedir a entrada de impurezas e evitar entupimento; o interior da cisterna também precisa de limpeza periódica. A limpeza de cisterna total precisa ser feita a cada seis meses. Os sistemas de cisternas são equipados com componentes simples, de modo que a limpeza de cisterna é um procedimento fácil.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais