Um colchão limpo e bem cuidado é fundamental para uma boa noite de sono. Muita gente acha que apenas trocar e lavar os lençóis regularmente é suficiente para garantir a tranquilidade na cama, mas isso é apenas metade do serviço. Saber como realizar uma limpeza de colchão é uma habilidade importante para incluir em suas tarefas domésticas. E não se preocupe: diferente de lavar a louça ou arrumar a cama, limpar colchão não é algo que precisa ser feito todos os dias. Além disso, um ingrediente muito simples e versátil do seu armário pode te ajudar na tarefa: o bicarbonato de sódio.
Você já deve saber que ácaros e outros bichinhos vivem no seu colchão – e daí a importância de matá-los de vez em quando. Porém, o colchão também acumula fluídos corporais como suor, sangue e urina, entre outros. Tudo isso se mistura ao mofo e bolor que vão ficando por ali e a sujeira, óleos, vestígios de produtos de higiene pessoal e demais substâncias que você leva para o seu colchão quando se deita, mesmo que tome banho todos os dias antes de deitar.
Quanto mais úmido foi o ambiente em que você mora, mais importante é fazer limpeza de colchão, já que ele pode reter essa umidade e o seu suor ao longo do dia. Quando há crianças ou animais na casa, o potencial de contaminação aumenta, além da existência de possíveis manchas.
Agora que você já entendeu a importância de um colchão higienizado, vamos ao passo a passo de como fazer limpeza de colchão. Primeiro, tire toda a roupa de cama e lave os lençóis e o protetor de colchão. De vez em quando, convém lavar também os cobertores e edredons. Use água quente para as lavagens, conforme as instruções dos fabricantes, já que a alta temperatura mata os ácaros e outros seres vivos que estavam na sua cama. Então, é hora de limpar o colchão.
Use o acessório para estofados (ou outra parte que não tenha contato com o chão) do seu aspirador de pó na tarefa de como limpar colchão. Vá passando o aspirador de cima para baixa, seguindo as linhas das costuras, e depois aspire nas laterais do colchão.
Mesmo que não esteja cheirando mal, o suor vai se acumulando e, com o tempo, pode deixar aquele aroma inconfundível. Para limpar o colchão do possível ranço, polvilhe seu colchão com bicarbonato de sódio e esfregue suavemente com uma escova, especialmente nas costuras, para que o pó entre no tecido do colchão. Deixe descansando por pelo menos 10 minutos antes de prosseguir para a próxima etapa.
O bicarbonato que você esfregou no seu colchão irá se unir à umidade e aos óleos corporais nas camadas superiores do material. Por isso, depois de aplicar o sal alcalino, é preciso aspirar o colchão uma segunda vez, para extrair essa umidade e os fatores responsáveis por odores.
Os colchões geralmente adquirem três tipos de manchas: sangue, urina e o que chamaremos de “outros fluidos corporais”. Embora seja melhor tratar as manchas imediatamente, às vezes o sono é mais importante. Veja como limpar manchas em seu colchão depois que elas já estão lá.
Faça uma pasta de 1/4 xícara de peróxido de hidrogênio (3%) misturado com 1 colher de sopa de sabonete líquido e uma colher de sopa de sal de mesa. Espalhe levemente na mancha e deixe secar antes de retirar o resíduo. Enxugue os restos da mancha com um pano branco (para não manchar o colchão com corantes do tecido) mergulhado em peróxido de hidrogênio, girando o pano à medida que a mancha é removida.
Depois de secas, elas são difíceis de remover, mas não impossíveis. Confira um método com dois passos que ajuda bastante.
Abra as janelas e, usando um pano branco, limpe a mancha com uma pasta de vinagre e bicarbonato de sódio. Também é possível usar limão no lugar do vinagre. Não molhe o colchão! Use a pasta e um pano limpo para limpar a área e em seguida polvilhe o local com bicarbonato de sódio para neutralizar possíveis odores e retirar qualquer umidade persistente. Deixe secar e aspire o colchão novamente.
É bom fazer giros sazonais nos colchões, de um lado para o outro e depois de cima para baixo, idealmente a cada três meses. Se o seu colchão é do tipo pillow top, você não pode virá-lo, mas ainda deve girá-lo de cima para baixo sazonalmente. Feito isso, repita o processo de limpeza do outro lado do seu colchão.
Como limpar colchão não é uma tarefa das mais fáceis, o ideal é usar uma capa protetora lavável. Existem capas de colchão feitas de tecido, ligadas a uma camada impermeável que impede líquidos e pele morta de tocarem seu colchão. Você pode ter um par delas e lavá-las junto com a rotina de trocas dos lençóis. Isso evita que você tenha que limpar o colchão toda vez que ocorrer algum vazamento, seu filho pequeno ou animalzinho fizer xixi no colchão ou depois de uma noite animada.
Com o colchão protegido, você pode fazer essa limpeza mais profunda a cada três meses. Então é só deitar e dormir sossegado!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais