Uma limpeza sustentável busca reduzir, ao máximo, os impactos ambientais resultantes de produtos químicos, plástico e outros materiais usados em uma faxina convencional. Similarmente, ela também envolve a redução do lixo produzido dentro de casa, buscando métodos ecologicamente corretos para o descarte de resíduos.
Tipicamente, o processo de limpeza resulta em todos os tipos de desperdício desnecessário, incluindo o uso de garrafas plásticas, produtos químicos, papel toalha, sacolas plásticas, esponjas e lenços descartáveis. Portanto, reunimos algumas dicas para que você consiga se desvencilhar da produção de lixo enquanto mantém a sua casa limpa.
Confira como estabelecer uma rotina de limpeza sustentável em sua casa:
Muitas vezes, as ferramentas de limpeza, como vassouras, panos e baldes, não são consideradas quando falamos sobre a sustentabilidade dentro da faxina. Porém, muitos desses produtos possuem plástico em sua composição, contribuindo para a poluição resultante de seu desuso.
Apesar de ser um material reciclável, o plástico contribui para inúmeros impactos no meio ambiente, incluindo durante a sua produção. Desse modo, reduzir o seu uso é uma das melhores alternativas para conseguir realizar uma limpeza sustentável.
Aprenda como substituir materiais de uso único ou veja quais são as melhores alternativas para fazer uma faxina mais ecológica.
Em vez de gastar com rolos e mais rolos de papel toalha para a limpeza, tente substituí-los por panos. O papel toalha é um produto descartável e de uso único, que acaba contribuindo para inúmeros problemas ambientais, incluindo emissões de gases do efeito estufa e a poluição.
Assim como o papel higiênico, o papel toalha não pode ser reciclado devido ao baixo conteúdo de papel em sua composição em combinação com a possível contaminação por alimentos e gorduras. Desse modo, esses produtos acabam sendo levados para os aterros sanitários, onde contribuem para a poluição e superlotação desses locais.
Tente substituir o papel por toalhas velhas ou panos de chão. Se você não quiser gastar, também pode reciclar camisetas velhas ou qualquer outro tipo de tecido que tenha sobrando em casa.
Esponjas velhas de louça podem ser uma alternativa para limpar o banheiro — apenas marque-as com um corte ou com uma caneta permanente para certificar-se que ambas as esponjas sejam usadas para fins diferentes. Além disso, escovas de dente velhas são excelentes para limpar entre azulejos, cantos de difícil acesso e até mesmo sapatos.
Ao final do uso de seus produtos, você também pode optar por comprar materiais mais ecológicos, incluindo a bucha vegetal e escovas de dentes de bambu.
Opte por baldes de alumínio ou metal, em vez de comprar baldes de plástico que podem ser facilmente quebrados. Adicionalmente, também é possível reduzir o consumo de plástico com outros materiais dentro da limpeza sustentável. Algumas opções incluem:
A sacola de supermercado é reciclável, no entanto, devido ao fato de que muitos materiais são contados por peso em cooperativas brasileiras, a sacola de supermercado leva desvantagem devido a sua leveza. Portanto, a reciclagem do produto pode não se tornar economicamente viável por razões como, por exemplo, a dificuldade de sua separação e limpeza (descontaminação), assim como a fina espessura do material.
Essas afirmações estão disponíveis no estudo “Sacolas plásticas: consumo inconsciente“.
“Devido a essas embalagens terem um baixo valor agregado e também serem muito leves, a separação individual e a reciclagem delas se torna inviável economicamente”, reitera o artigo.
Assim, em vez de utilizá-las para o descarte de lixo, que tal utilizar sacos de papel feitos com jornal? Temos uma forma bem legal para isso (para ver, clique aqui). Destine tudo o que puder para a reciclagem e o que não for reciclável, acondicione em um saco de lixo feito com plástico reciclado e encaminhe para o lixo comum.
Além de optar por sacos de papel, existem outras alternativas para a redução dos impactos derivados do lixo doméstico. Um exemplo disso, que pode ser usado na limpeza sustentável, é a compostagem.
Em vez de contribuir para a liberação de metano devido à decomposição de resíduos orgânicos em aterros sanitários, você pode fazer a sua própria composteira: veja aqui. Ou optar por uma já pronta.
Não sabe por onde começar? Confira o nosso vídeo e as nossas matérias sobre o assunto:
Similarmente, saber onde e como descartar os resíduos domésticos é importante para manter uma faxina sustentável. Aprenda mais sobre a reciclagem e outros postos de descarte de resíduos na nossa matéria: “Lixo doméstico: o que é, como embalar ou reciclar”.
Ou, você pode ir para uma rota diferente — o movimento lixo zero. Leia mais sobre o assunto nas matérias: “Confira dicas de como reduzir o lixo doméstico” e “Lixo zero: o que você precisa saber sobre esse movimento”.
Os produtos de limpeza possuem inúmeros impactos à saúde e ao meio ambiente. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), o ar interno pode ser até cem vezes mais poluído do que o ar externo, por causa do acúmulo de níveis de compostos orgânicos voláteis (VOCs) causado por agentes de limpeza químicos. A EPA considera produtos químicos, como fósforo, nitrogênio, amônia e outros produtos classificados como VOCs, os agentes químicos mais ameaçadores para o meio ambiente.
Infelizmente, os recursos desinfetantes e de branqueamento desses compostos químicos significam que eles foram incorporados à maioria dos produtos de limpeza doméstica: de produtos para limpar o banheiro a sabão para máquinas lava roupas. Todos os anos, mais de cem mil vidas marinhas são ceifadas como resultado direto da poluição das embalagens plásticas relacionadas aos produtos de limpeza comerciais.
Semelhantemente, uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia indicou que os produtos de limpeza domésticos podem liberar mais partículas poluentes que os aerossóis de carros.
Segundo com a pesquisa, esses produtos são responsáveis pela liberação de poluentes químicos dentro de casa tanto na forma gasosa quanto em aerossol. Os químicos podem comprometer a qualidade do ar e se alojar dentro do trato respiratório humano. Durante a fase de testes, pesquisadores perceberam que as concentrações de monoterpenos eram duas vezes maiores dentro do ambiente do que fora.
Os monoterpenos são compostos orgânicos voláteis (VOCs) e se caracterizam por possuírem alta pressão de vapor, o que faz com que se transformem em gás ao entrar em contato com a atmosfera.
Assim, incluir produtos de limpeza feitos em casa, com ingredientes naturais, é uma boa opção para evitar todos os tipos de efeitos negativos desses químicos.
Não sabe como usar os ingredientes listados acima? Nós te ajudamos! Aprenda como fazer uma bioenzima caseira — um tipo de desengordurante que pode ser utilizado para limpar utensílios, fogão, pisos, azulejos, rejuntes, roupas, louças, mesa, balcões, banheiros e ralos.
Para fazer sua bioenzima, você deve seguir a regra: dez partes de água para três partes de casca de laranja e/ou limão e uma parte de açúcar.
É importante que as cascas sejam picadas. Se você preferir armazená-las ao longo da semana antes de fazer sua bioenzima, certifique-se de que elas estejam posicionadas afastadas umas das outras e dentro da geladeira, para que não desenvolvam fungos.
Você pode mesclar cascas de laranja e limão ou utilizar só laranja ou limão, seguindo o exemplo a seguir:
Leve esses ingredientes para um pote de vidro ou de plástico com tampa e mexa bem. É importante que o pote não fique cheio até a boca, para que a tampa não corra o risco de sair por causa dos gases produzidos na fermentação. Ainda assim, será preciso abrí-lo todos os dias, ou, dependendo da temperatura do ambiente, periodicamente para permitir a passagem de ar. Se você escolheu um pote de vidro, deixe a tampa frouxa para que o vidro não exploda.
Se estiver muito quente, sua bioenzima poderá ficar pronta em uma semana. Se estiver frio, pode levar até trinta dias. Ela deve ficar com cheiro cítrico agradável e não deve formar bolor; do contrário, não utilize-a. Para tirar manchas difíceis, deixe agir durante a noite.
O eCycle possui diversas outras receitas de produtos de limpeza que você pode testar em casa. A nossa matéria “Produtos de limpeza ecológicos: confira dicas”, por exemplo, é repleta de dicas de preparo de produtos para qualquer sujeira que encontrar ao longo de sua limpeza sustentável.
Também, se não quiser ter esforço, confira a loja do portal, onde você pode encontrar produtos sustentáveis de limpeza doméstica. (Clique aqui)
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais