Livro aponta soluções para agricultura de baixo carbono no Semiárido

Compartilhar

Por Saulo Coelho, da Embrapa | A Embrapa Semiárido (Petrolina, PE) acaba de lançar o livro ‘Agricultura de baixa emissão de carbono em regiões semiáridas – Experiência brasileira’. A obra está disponível para download gratuito na Biblioteca Virtual da Embrapa.

O livro descreve algumas estratégias e práticas agrícolas que podem ser utilizadas como tecnologias de baixa emissão de carbono e contribuem para a construção de agroecossistemas sustentáveis. 

Foto: Reprodução

A publicação, que tem como editoras técnicas as pesquisadoras Vanderlise Giongo, da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), e Francislene Angelotti, da Embrapa  Semiárido (Petrolina, PE), reúne 45 autoras e autores de seis Unidades da Embrapa e instituições parceiras.

Um dos capítulos conta com a participação de três pesquisadores e um analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), que há anos vêm atuando na Rede de Pesquisas em ILPF no desenvolvimento e validação de sistemas integrados adaptados ao Nordeste.

O capítulo 9, intitulado ‘Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta para o Semiárido’, escrito em conjunto com o pesquisador Rafael Dantas, da Embrapa Semiárido, tem coautoria dos pesquisadores José Henrique Rangel, Evandro Muniz e Ubiratan Piovezan, além do analista Samuel Souza. 

No capítulo, os autores contextualizam e caracterizam as regiões do Semiárido e Agreste e conceituam, apontam a importância, os benefícios e a viabilidade dos sistemas ILPF para o Nordeste, destacando a leguminosa gliricídia como componente importante no desenho desses sistemas integrados adaptados à região. 

A chefe-geral da Embrapa Semiárido, Auxiliadora Lima, destaca que, além de apresentar as pesquisas desenvolvidas no Semiárido, o livro traz análise e elementos para a proposição de políticas públicas, associadas à necessidade de aumentar a capacidade adaptativa e mitigatória da sociedade e da economia regional diante das mudanças climáticas. “Essas informações e o avanço do conhecimento contextualizado que foram reunidos neste livro poderão contribuir para o fortalecimento da capacidade de condução de sistemas agrícolas sustentáveis em regiões semiáridas para fazer frente aos cenários climáticos”, conclui. 


Este texto foi originalmente publicado pela Embrapa de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Carolina Hisatomi

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e protetora de abelhas nas horas vagas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais