O professor Vadim Viviani, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lançou recentemente a obra Vaga-lumes e outros insetos bioluminescentes da Mata Atlântica: biodiversidade, importância biotecnológica e ambiental (Editora Dialética, 2024). O livro oferece uma visão abrangente sobre a diversidade de insetos bioluminescentes da Mata Atlântica, destacando a riqueza de espécies encontradas no Estado de São Paulo.
A publicação, pioneira na apresentação detalhada das espécies de vaga-lumes e outros insetos bioluminescentes da região, explora os complexos mecanismos bioquímicos que permitem a emissão de luz, além de abordar a biodiversidade, a ecologia e o comportamento das principais espécies. A obra também examina as aplicações biotecnológicas, ambientais e biomédicas derivadas dos estudos com as luciferases, enzimas fundamentais no processo de bioluminescência.
O livro é o resultado de estudos realizados com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio de importantes projetos, como o Projeto Temático “Bioluminescência de artrópodes” e o “Desenvolvimento de insumos bioluminescentes para imunoensaios, análises ambientais e bioimagem”. Esses estudos foram essenciais para o avanço das aplicações tecnológicas envolvendo a bioluminescência.
A obra traz uma introdução à bioluminescência, relatos das expedições realizadas na Mata Atlântica, e uma análise detalhada da bionomia e ecologia dos insetos, além de incluir apêndices, referências e um dicionário técnico, proporcionando uma leitura completa para quem deseja se aprofundar no tema.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais