Livro Yanomami sobre cogumelos vence Prêmio Jabuti na categoria de gastronomia

Compartilhar

Prêmio foi para projeto do Instituto Socioambiental que registra a culinária dos índios Yanomami

Obra editada pelo Instituto Socioambiental (ISA), “Ana amopö”, vence a 59a. edição do Prêmio Jabuti, a principal premiação literária do país, na categoria de gastronomia.

Escrito em sanöma, uma das línguas da família linguística yanomami, e traduzido para o português, o livro resulta do trabalho de pesquisadores indígenas da região do Awaris, no extremo noroeste de Roraima, na Terra Indígena Yanomami, em parceria com pesquisadores do ISA, do Instituto de Botânica de São Paulo (Inpa) , do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), do Instituto de Micologia de Tottori (IMT), no Japão e da UFMG.

O trabalho minucioso de catalogação de cogumelos comestíveis, eixo central da obra, promove um diálogo entre os conhecimentos dos indígenas sobre alimentos e os conhecimentos científicos. 

O cogumelo yanomami é o 1º cogumelo comestível nativo da Amazônia a ser comercializado. Ele é parte de um esforço para garantir o bem viver dos yanomami, no presente e no futuro. São mais de 15 espécies diferentes de cogumelos, alguns com sabor semelhante ao shitake, outros com sabor surpreendente. A renda proveniente da comercialização do produto é inteiramente revertida para as comunidades indígenas.


Veja também:

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais