Em 2009, três milhões de moradores da periferia de Manilla, nas Filipinas, não tinha acesso à eletricidade, de acordo com entidades ligadas ao setor energético do país.
Mas a MyShelter Foudation quer amenizar esse problema. Segundo a própria fundação, há a expectativa de tirar da escuridão cerca de um milhão de pessoas até o final de 2012. Como? O último projeto da instituição, chamado “A Liter of Light” (“Um Litro de Luz – tradução livre) recolhe garrafas de água que seriam jogadas no lixo e as converte em uma espécie de lâmpada alimentada pela luz solar, que serve para iluminar casas durante o período diurno (muitas casas nas Filipinas têm pouca abertura externa, portanto, pouca luminosidade).
Desenvolvido por estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a tecnologia é simples e fácil de ser feita. Basta encaixar uma garrafa plástica velha em uma folha de metal e encher o frasco com água e algumas gotas de cloro. Após a perfuração de um buraco no teto, é só colocar a folha de metal com a garrafa dentro do buraco (é necessário selá-lo para evitar vazamentos causados pela chuva). O alvejante (cloro) na garrafa impede o acúmulo de bactérias, enquanto a água refrata os raios solares, proporcionando 55 watts de luz.
Incrível, não? Acompanhe o vídeo (em inglês) ou o passo-a-passo, caso ainda tenha dúvidas, e mãos à obra!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais