Afinal, a madeira é reciclável? De acordo com a classificação definida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou novos produtos.
Isso significa que, por definição, a madeira pode ser considerada um material reciclável, uma vez que a sua reutilização é possível. Entretanto, alguns discordam da classificação, apontando que a madeira é um material orgânico.
Independentemente da classificação que recebe, a madeira pode ser encaminhada para postos de reciclagem específicos que fazem o proveito do material. Além disso, esse tipo de resíduo não deve ser descartado incorretamente, pois pode oferecer riscos.
Então, como se faz o descarte correto da madeira?
Embora seja considerada um material reutilizável, a madeira não deve ser encaminhada a postos de reciclagem normais, pois o material pode contaminar o fluxo de reciclagem que deve ser limpo, livre de resíduos e composto apenas de itens para reciclagem comuns, como papel, plástico e vidro.
Porém, descartá-la no lixo comum, às vezes, também pode oferecer riscos ao meio ambiente.
Algumas madeiras, como as presentes em certos tipos de móveis, passam por tratamentos que impossibilitam o seu reuso, além de comprometer a seu processo de biodegradação. Isso se dá devido aos possíveis químicos presentes em sua composição, decorrentes do uso de tintas ou resinas.
De qualquer forma, para que a madeira seja reciclada e reutilizada, ela deve ser encaminhada para empresas especializadas neste tipo de processo. Portanto, antes de levar os seus resíduos para postos de coleta, pergunte aos responsáveis o tipo de madeira aceito e suas condições.
Dependendo da empresa que realiza a reciclagem de madeira, o material pode ter inúmeros propósitos, como:
Por outro lado, alguns métodos de reutilização acabam com a vida útil do material, interrompendo a economia circular. Esses casos incluem a produção de biomassa e a compostagem dos resíduos de madeira.
Além de serem descartados em postos de reciclagem específicos, os resíduos de madeira podem ser reutilizados na confecção de alguns projetos de upcycling. O uso de pallets de madeira para pendurar plantas, ou até mesmo para a produção de móveis é possível e pode ser feito com a ajuda de um marceneiro.
Se você não tiver dotes artísticos para lapidar uma peça de madeira, procure carpintarias e lojas de móveis usados, que possam reaproveitar madeira antiga para outros usos e até consertos.
Para evitar a poluição derivada de móveis e outros produtos da madeira, é necessário encaminhá-la para o seu descarte correto. Felizmente, algumas prefeituras disponibilizam esse tipo de serviço, considerando esse tipo de resíduo um proveniente da construção civil.
A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, disponibiliza alguns Ecopontos de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até um metro cúbico), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.
Não sabe onde encontrar o Ecoponto mais próximo de sua casa? Nós lhe ajudamos! O eCycle possui um localizador de postos de reciclagem e doação mais próximos de você. Clique aqui para saber mais.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais