Maior parte dos aquíferos da Terra apresenta baixos níveis de água

Compartilhar

Segundo liderança do estudo, situação é “caótica”

Um levantamento feito com dados de satélites da missão GRACE, da agência espacial dos EUA (Nasa), mostrou que a Terra deve passar por problemas devido à falta d’água. Segundo o estudo divulgado no dia 16 de junho, 21 dos 37 maiores aquíferos ultrapassaram o nível de sustentabilidade – isso significa que mais água é retirada da natureza do que a capacidade de reposição (confira o mapa acima – cores mais avermelhadas indicam situação ruim). Além disso, 13 aquíferos estão em estado crítico.

A pesquisa foi realizada na Universidade da Califórnia Irvine. De acordo com o líder do estudo, Jay Famiglietti, a situação está caótica, já que os aquíferos subterrâneos respondem por 35% da água usada atualmente no mundo.

Gravidade auxiliou na aferição

Com os satélites da Nasa foi possível mapear a água subterrânea da Terra de forma nunca feita antes.

Detectando leves mudanças na força gravitacional da superfície do planeta, os cientistas calcularam a quantidade de água que havia no subterrâneo, já que as mudanças gravitacionais indicam que há algo pesado debaixo da Terra (no caso, a água).

Para conferir o estudo na íntegra, em inglês, clique aqui.

Veja também:
Quais as diferenças entre reúso de água e aproveitamento de água das chuvas?
Relatório alerta para falta de água e comida no futuro

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais