A malva (Malva sylvestris) é uma planta herbácea arbustiva, pertencente à família Malvaceae e nativa da Europa, norte da África e sudoeste da Ásia. As folhas e as flores contêm antioxidantes flavonoides, antocianinas e taninos, além de sais minerais e vitamina C, A e B1.
Alguns dos benefícios de saúde mais impressionantes da malva incluem sua capacidade de acelerar a cicatrização de feridas, proteger contra infecções, reduzir a inflamação, retardar os sinais de envelhecimento, melhorar a saúde respiratória, otimizar as funções digestivas, melhorar o sono e tratar dores de cabeça.
Além disso, a planta tem ação laxante, emoliente, anti-inflamatória, hidratante, expectorante e calmante. Pode ser utilizada para tratar:
As flores e folhas desta erva única são usadas para fins medicinais, inclusive em um extrato de óleo essencial que pode ter alguns efeitos poderosos no corpo. As folhas também podem ser consumidas na forma de chá ou aplicadas topicamente para uma ampla variedade de benefícios.
Um dos usos comuns da malva é como analgésico, especialmente em aplicações tópicas. Se você foi ferido ou machucado de alguma forma na pele, pode aplicar as folhas na área afetada.
Não só os produtos químicos das folhas ajudarão a acelerar a cicatrização, devido ao seu rico teor de vitaminas, mas também oferecerão certas propriedades analgésicas para a área, reduzindo a dor e o desconforto.
Essa capacidade analgésica da malva pode ser usada de várias maneiras em todo o corpo, tanto interna quanto externamente. Isso também o torna uma aplicação popular em máscaras faciais ou remédios tópicos para dor de cabeça.
Com base nos primeiros benefícios para a saúde, a malva também pode impulsionar o sistema imunológico, evitando infecções bacterianas e outros agentes estranhos que afetem as áreas feridas. Isso também pode ser alcançado através do consumo de folhas, sementes e suplementos da planta.
Se você está sofrendo com picadas de insetos, grandes hematomas, queimaduras de sol ou erupções na pele, um gel ou cataplasma feito malva pode ser muito eficaz para reduzir a inflamação e o inchaço, ao mesmo tempo que estimula uma cicatrização mais rápida. A planta também pode ser aplicada nas articulações e músculos doloridos.
Se você está sofrendo de congestão no peito ou problemas respiratórios, usar malva é uma ótima ideia. Não só ela pode aumentar a expectoração, o que desobstrui as vias respiratórias, mas também acalma a garganta e as glândulas, por causa de seus aspectos anti-inflamatórios, ao mesmo tempo que promove a cura e uma recuperação mais rápida.
O impacto que o uso tópico de malva pode ter no corpo é impressionante. Na verdade, para quem está preocupado em envelhecer muito rápido, ou se olha no espelho todos os dias para ver se há rugas, o uso de um gel ou creme com malva como ingrediente pode manter sua pele com aparência jovem e fresca.
A malva é um excelente tratamento natural contra a constipação. Usar laxantes poderosos pode ter uma série de efeitos colaterais no corpo, mas o chá de malva é uma bebida laxante suave que regulará seu sistema digestivo sem causar problemas adicionais.
Muitas pessoas lutam para adormecer, mas você pode recorrer ao óleo essencial de malva ou a uma relaxante xícara de chá da planta para relaxar a mente e o corpo.
Para a decocção podem ser utilizadas as folhas e as flores de malva, frescas ou secas. A decocção é preparada colocando a planta em água fria, dentro de uma panela.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais