A mandioquinha, também conhecida como batata-baroa, batata-salsa ou mandioquinha salsa, é um tubérculo cultivado em várias regiões do mundo, com inúmeras vantagens para a saúde. O nome científico da mandioquinha é Arracacia xanthorrhiza. Essa raiz tuberosa é fonte de carboidratos complexos e, embora seja relativamente rica em calorias, é ideal para o pré-treino, podendo substituir a batata-doce, porque é um alimento altamente energético.
Além disso, a mandioquinha é fonte de vitaminas do complexo B, vitamina A, C, D e E, folatos, colina, niacina, potássio, silício, fósforo, selênio, enxofre, cloro, cálcio, ferro e magnésio. Essas propriedades nutricionais proporcionam diversos benefícios para a saúde, como aumento da imunidade, melhora do sistema digestivo, prevenção a vários tipos de câncer, aumento da circulação sanguínea, prevenção da função cerebral, promoção da saúde da pele, tratamento da anemia, entre outros.
Uma xícara de mandioquinha contém aproximadamente 104 calorias. Já 100 gramas do tubérculo oferecem:
A mandioquinha é rica em vitamina C, um antioxidante que combate os radicais livres e evita os danos oxidativos às células do corpo. Além disso, ela contém beta-caroteno, outro antioxidante com propriedades anticancerígenas.
A mandioquinha é fonte de fibras, que são essenciais para a saúde digestiva. A fibra ajuda a melhorar a evacuação e proporciona uma passagem suave para os alimentos através do trato digestivo. Também ajuda a eliminar os resíduos do nosso corpo a tempo e prevenir vários tipos de problemas relacionados com a digestão, como prisão de ventre, gases, distensão abdominal, úlceras digestivas e outros.
O consumo regular de mandioquinha ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim do nosso corpo, o LDL, e aumenta o nível do colesterol bom, o HDL. O colesterol LDL é a principal causa de várias doenças crônicas do coração. A vitamina B3 equilibra os níveis de triglicérides e colesterol, o que tem efeito positivo na saúde do coração. Também é capaz de reduzir a aterosclerose, que é o endurecimento das artérias prejudiciais que leva às doenças cardíacas.
A elevada quantidade de Vitamina C e de folatos presentes na mandioquinha é muito benéfica para o nosso sistema imunológico. A vitamina C ajuda a proteger nosso corpo de invasores estranhos, como bactérias e vírus, melhorando a produção de células brancas do sangue em nosso corpo.
Alimentos ricos em folato e ferro, como a mandioquinha, reduzem o risco de deficiência do tubo neural e ajudam a manter a saúde da mãe. Além disso, durante a gravidez, a falta de ferro aumenta as chances de nascimento prematuro e baixo peso em recém-nascidos.
A mandioquinha é altamente rica em vitamina C, que ajuda a manter os olhos saudáveis e a prevenir vários tipos de problemas de visão, como a catarata. A vitamina C é um forte antioxidante, que previne o dano oxidativo às nossas células, evitando assim a degeneração macular, que é a principal causa de problemas de visão como a catarata.
A mandioquinha é altamente rica em cálcio, que ajuda a manter a saúde óssea e previne vários tipos de problemas nos ossos, como a osteoporose.
O ferro presente na mandioquinha ajuda a tratar doenças crônicas, como doenças crônicas do sistema excretor e intestinal e anemia por insuficiência renal. O ferro ainda é fundamental para o funcionamento de vários processos do corpo, como na circulação sanguínea.
A vitamina B1 aumenta a capacidade do corpo e atua como um agente antiestresse no cérebro, melhorando o humor e combatendo sintomas da ansiedade e da depressão.
A mandioquinha, como a batata, é fonte de carboidratos complexos e calorias, que mantêm a sensação de saciedade por mais tempo, ajudando a controlar a compulsão alimentar.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais