Conheça a fruta derivada da mangabeira típica do nordeste brasileiro
Mangaba é o fruto da mangabeira, ou Hancornia speciosa, uma árvore nativa da América do Sul que é encontrada no Brasil, Bolívia, Paraguai e Peru. A mangabeira é uma árvore que pode chegar até sete metros de altura.
A fruta é tropical e cresce na caatinga, cerrado e no litoral nordestino. Seu uso é mais popular e apreciado no nordeste, sendo ingrediente de algumas comidas e bebidas locais.
A mangaba é típica do nordeste brasileiro e impulsiona o comércio e a economia de recursos naturais do cerrado.
Usos
A mangaba é colhida do chão, um sinal que está madura para seu melhor aproveitamento. A fruta é comumente usada para fazer doces, geleias e licores. A fruta também pode ser comida crua ou cozida.
A mangabeira, por outro lado, é usada na extração de látex para a produção de borrachas. Sua casca é esponjosa e de durabilidade baixa, depois de extraída e pode ser um ingrediente para a confecção de caixas. Sua casca e folhas são usadas para fazer chás com fim medicinal.
Benefícios
A mangaba é uma fruta rica em vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico.
A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a manter a imunidade em dia. Isso significa que ela é ótima para combater doenças crônicas e a inflamação. Estudos mostram que consumir mais vitamina C pode aumentar os níveis de antioxidantes no sangue em até 30%.