A manteiga de cacau é um ingrediente culinário presente em alimentos como o chocolate branco e amplamente utilizado em cosméticos como cremes e hidratantes labiais. Ela é retirada da parte gordurosa do cacau por meio de processos como torra e prensagem. A manteiga de cacau culinária e natural proporciona benefícios para a saúde, já a manteiga labial pode possuir compostos perigosos.
A manteiga de cacau é rica em ácidos graxos palmítico, esteárico e oleico. Estes compostos formam uma barreira protetora para a pele, nutrindo-a e aumentando seu potencial de elasticidade.
Além disso, é rica em fitoquímicos. Essas substâncias melhoram o fluxo sanguíneo e auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, protegendo contra os danos da luz solar direta (raios ultravioleta) e dos radicais livres. Estudos sugerem que a manteiga de cacau pode prevenir e tratar doenças de pele.
Outro estudo mostrou que a manteiga de cacau é fonte de vitamina D, uma vitamina importante no processo de absorção do cálcio que é essencial para os ossos.
Além da vitamina D, a manteiga de cacau possui vitamina E . Essa vitamina é relevante para a reprodução, visão e para a saúde sanguínea, cerebral e da pele.
Curiosamente, um estudo revelou que consumir cacau pode ter um efeito clínico contra a malária. Segundo os pesquisadores, isso pode ser devido ao aumento da disponibilidade de antioxidantes no plasma, aumento dos níveis plasmáticos de óxido nítrico, atividade dos flavonoides do cacau e seus derivados e potencializado sistema imunológico mediado por componentes do cacau, incluindo manteiga de cacau, polifenóis, magnésio e zinco.
A manteiga de cacau natural pode ser usada in natura ou diluída em óleo vegetal graxo, como o óleo de rícino, após ser derretida em banho-maria. Assim, sendo aplicada para hidratar os lábios e outras partes da pele, prevenindo rugas e ressecamentos. Na culinária, ela é usada no preparo de sobremesas e pratos salgados.
A manteiga de cacau em si não apresenta riscos para a saúde, a menos que você seja alérgico, o que é raro. O problema é que muitos cremes e protetores labiais comumente encontrados em perfumarias e farmácias são feitos com substâncias nocivas. Alguns deles nem contêm manteiga de cacau de verdade. Alguns exemplos são os componentes BHA e BHT.
O BHA (2,3-terc-butil-4-hidroxianisol) e o BHT (2,6-diterc-butil-p-creso) são substâncias nocivas. Estudos concluíram que o BHA tem efeitos carcinogênicos, pois induz modificações no DNA, iniciando a mutagênese. Um outro estudo indicou que ambos, BHT e BHA, mimetizam estrogênios naturais do corpo, sendo considerados disruptores endócrinos.
Além disso, o BHA e o BHT já estão presentes em redes de esgoto. E, assim como outra pesquisa aponta, esses componentes são persistentes no ambiente e acumulam-se no fígado dos organismos vivos e em sedimentos. Assim, estão presentes em alimentos e cosméticos. É possível, também, que o BHA e BHT possam ser encontrados em águas já tratadas e disponíveis para consumo e ainda em organismos aquáticos que serão ingeridos.
Um estudo descobriu que um produto contendo manteiga de cacau como matéria prima tinha efeitos antiestrogênicos. Isso significa que o produto reduziu ou bloqueou os efeitos do hormônio feminino, estrogênio, no corpo. E isso pode ser perigoso, principalmente porque a exposição a produtos com efeitos antiestrogênicos pode afetar o desenvolvimento de adolescentes durante a puberdade.
Substituir a manteiga de cacau possui suas vantagens. Se você está preocupado com aditivos nos cosméticos, compre manteiga de cacau 100% e faça seus próprios cosméticos para a pele. Ou utilize a manteiga de karité, que proporciona propriedades hidratantes semelhantes. Saiba mais sobre ela na matéria:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais