A manteiga de murumuru, ou manteiga de semente de murumuru, é um produto originário da região amazônica brasileira – mais especificamente, da palmeira Astrocaryum murumuru, nativa da vegetação da floresta amazônica.
A manteiga é extraída das sementes da palmeira, sendo utilizada para hidratar a pele e os cabelos e também como alternativa ao óleo de coco e à manteiga de cacau no cozimento.
A manteiga de murumuru pode ser encontrada em protetores labiais, cremes, manteigas corporais, esfoliantes e loções. Nos últimos tempos, tem ganhado popularidade também em produtos para cabelo, graças às suas propriedades hidratantes e umectantes.
Os incríveis benefícios da manteiga de murumuru para a pele e cabelo vêm de sua composição rica e nutritiva. Ela contém ácido láurico, ácido mirístico, ácido oleico, ácido palmítico, ácido linoleico e é rica em ácidos graxos vitamina A. Entre outras propriedades, a manteiga possui ação anti-inflamatória, antiviral e antisséptica.
Além disso, a manteiga de murumuru é hipoalergênica e não comedogênica – o que significa que pode ser usada por quem tem pele sensível e acneica, uma vez que o ácido láurico contém propriedades antimicrobianas que ajudam a combater as espinhas e os cravos (ou comedões).
Como o murumuru penetra nas camadas profundas da pele, ele é capaz de repará-la e fornecer os nutrientes necessários e proteção contra os danos provocados pelos radicais livres e as manchas de sol. Os ácidos graxos essenciais presentes na manteiga também ajudam a melhorar a textura da pele, retendo a umidade e formando uma camada protetora.
A manteiga de murumuru é um excelente emoliente conhecido por suas propriedades hidratantes. Uma pele saudável tem uma barreira cutânea rica em lipídios que sela a umidade, enquanto a pele seca normalmente tem níveis mais baixos de gordura. Portanto, cremes e loções ricos em gorduras podem melhorar a hidratação da sua pele.
A manteiga de murumuru tem um perfil de ácidos graxos semelhante ao da manteiga de cacau e é rica em ácidos graxos de cadeia média e longa, como ácido láurico e ácido mirístico, que podem ajudar a restaurar a barreira de umidade da pele, segundo estudos. Para obter melhores resultados, aplique manteiga de murumuru imediatamente após o banho, quando sua pele absorve melhor a água.
A manteiga de murumuru ajuda os cabelos a recuperar a elasticidade, hidratando-os profundamente. Ele melhora a flexibilidade e a força do cabelo, junto com a proteção contra danos ambientais. Além disso, suas propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias e antialérgicas funcionam de forma eficaz para evitar que o os fios se quebrem.
A falta de umidade pode prejudicar os cabelos crespos. A haste do cabelo contém uma camada externa conhecida como cutícula. Quando o cabelo está seco, a cutícula fica áspera e incha, resultando em uma textura menos macia dos fios.
A manteiga de murumuru tem alto teor de ácido láurico, um ácido graxo que penetra na haste do cabelo. De acordo com um estudo, isso permite uma melhor retenção de umidade e vedação da cutícula, resultando em cabelos mais macios e hidratados. Além disso, o produto protege naturalmente contra os danos do sol, calor e outros compostos prejudiciais.
Para notar os efeitos, aplique manteiga de murumuru em seu cabelo por 2 a 3 minutos no chuveiro ou use como uma máscara hidratante durante a noite.
Se você achar que o óleo de coco é muito pesado para a sua pele, a manteiga de murumuru pode ser uma boa alternativa. Comparado com outros óleos hidratantes como manteiga de cacau e óleo de coco, ela é menos comedogênica, o que significa que tem menor chance de obstruir os poros e causar acne ou cravos.
Ela também pode ajudar a acalmar a pele e reforçar a barreira de umidade natural sem causar erupções, um problema comum em peles com tendência a acne. No entanto, é imprescindível consultar orientação dermatológica antes de fazer uso de qualquer produto na pele, mesmo que seja natural.
Manter a pele hidratada mantém a membrana da pele pele saudável e pode retardar a progressão de linhas finas e rugas. Além disso, pode ajudar a reduzir a aparência de linhas de expressão.
Essa manteiga natural também é rica em vitamina A, uma vitamina solúvel em gordura e antioxidante responsável por uma pele, cabelos e olhos saudáveis. A vitamina A é conhecida por seus efeitos anti-envelhecimento na pele, como aumento da renovação celular e proteção contra danos ultravioleta (UV), de acordo com estudos.
O brilho é um sinal de cabelo saudável. Para obter um brilho de cabelo saudável, é importante manter o cabelo hidratado e livre de danos e quebras. A luz não reflete bem os cabelos danificados, resultando em uma aparência opaca.
Dadas suas impressionantes habilidades de hidratação, a aplicação de manteiga de murumuru ou outros condicionadores ricos em gordura podem selar a umidade na haste do cabelo, realçando seu brilho natural.
Eczema é uma condição da pele caracterizada por pele seca e irritada. Pessoas com a doença têm maior probabilidade de apresentar níveis mais baixos de ácidos graxos e ceramidas na pele.
Usar manteiga de murumuru pode melhorar os sintomas de eczema, hidratando a pele e restaurando sua barreira de umidade natural.
Pessoas com pele sensível geralmente têm níveis mais baixos de lipídios na membrana da pele. Isso pode resultar em rigidez, dor e maior penetração de irritantes como fragrâncias e álcoois, ambos encontrados em muitos produtos para a pele.
Usar um creme suave e rico em gordura com ingredientes mínimos, como a manteiga de murumuru, pode ajudar a restaurar a barreira da pele sem causar mais irritação. Apenas certifique-se de ler o rótulo do ingrediente para garantir que o produto não contenha ingredientes adicionados que irritem a pele.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais