Aprenda como fazer a sua própria manteiga vegana e use-a como substituição do produto original em receitas
Apesar de seu nome, a manteiga vegana é, na verdade, um tipo de margarina, uma vez que é composta, principalmente por óleo vegetal. Diversas diretrizes classificam como “margarina”, produtos que são compostos por pelo menos 80% de gordura, mesmo com leite adicionado na receita.
Desse modo, a manteiga vegana é um tipo de margarina, que contém óleo, mas nada de leite ou outros derivados. Muitas margarinas do mercado não possuem um selo que a distinguem de alimentos de origem animal, no entanto, ainda sim não possuem leite e podem ser utilizadas por veganos e outras pessoas que tendem a excluir o consumo de laticínios.
Na compra de uma manteiga vegana, quando elas não possuem o selo da Sociedade Brasileira Vegetariana, o melhor a se fazer é ler os ingredientes de sua composição para se certificar de que nenhum produto animal foi adicionado. Além disso, tente identificar o seu produtor, uma vez que algumas margarinas e manteigas são de marcas que apoiam o sofrimento animal.
Como a manteiga vegana é feita?
A manteiga vegana é feita a partir de uma mistura de água com óleos vegetais, como azeite, óleo de abacate, óleo de coco ou uma combinação de óleos. Quando comercializada, porém, pode receber outros ingredientes, como sal, emulsificantes, corantes e sabores naturais ou artificiais — o que ajuda o alimento a ganhar uma textura e sabor similares à manteiga original.
Quais os benefícios da manteiga vegana?
Sendo um produto livre de ingredientes de origem animal, a manteiga vegana pode oferecer alguns benefícios à saúde, principalmente pela quantidade de óleo utilizado na sua composição. Os óleos vegetais, como o azeite, são ricos em gorduras insaturadas, que podem ser benéficas para a saúde cardiovascular, o controle de açúcar no sangue e para o peso corporal.
Em comparação com a manteiga normal, a manteiga vegana também possui menores quantidades de gorduras saturadas, que estão associadas a doenças cardiovasculares, incluindo o aumento do colesterol ruim (LDL). Além disso, muitas pesquisas também relacionam uma dieta rica em gorduras saturadas como um risco para o desenvolvimento de inflamação.
Porém, muitas manteigas veganas comercializadas são mais processadas do que a manteiga original, podendo oferecer alguns riscos à saúde.
A manteiga vegana é sustentável?
Comparada à manteiga de origem animal, a manteiga vegetal usa menos recursos e libera menos emissões, sendo uma alternativa mais sustentável do produto. Entretanto, alguns óleos possivelmente utilizados na sua composição também podem oferecer riscos ao meio ambiente, como o óleo de palma.
Por outro lado, as nozes, também utilizadas na produção de algumas manteigas veganas, são um dos alimentos à base de plantas mais intensivos em recursos. Uma única amêndoa, por exemplo, pode precisar de até três galões de água para crescer.
Em geral, uma dieta vegana, que utiliza ou não produtos como a manteiga vegetal, é mais sustentável que uma dieta onívora. De acordo com uma análise de 63 estudos sobre o assunto, mudar de uma dieta ocidental tradicional para uma plant-based pode resultar em uma redução de 20 a 30% nas emissões de gases de efeito estufa e no uso do solo.
Como fazer manteiga vegana
Se você quer evitar produtos processados ou que possuem ingredientes possivelmente nocivos ao meio ambiente, você pode tentar fazer a sua própria manteiga vegana. A receita a seguir foi tirada do site Loving It Vegan e contém sete ingredientes! Confira:
Ingredientes
- 1 xícara de óleo de coco refinado derretido
- 2 colheres de sopa de óleo de canola
- ⅓ xícara do leite vegetal sem açúcar de sua preferência
- 1 colher de chá de vinagre de maçã
- 1 colher de chá de levedura nutricional
- Uma pitada de cúrcuma
- ½ colher de chá de sal
Modo de preparo
- Adicione o óleo de coco refinado e derretido e o óleo de canola no liquidificador;
- Em uma tigela separada, incorpore o vinagre de maçã e o leite vegetal para que se transforme em leitelho, depois adicione a mistura no liquidificador;
- Coloque a levedura nutricional, a cúrcuma e o sal no liquidificador;
- Bata a mistura até que ela fique homogênea e consistente;
- Coloque em uma forma de manteiga e deixe na geladeira até firmar;
- Sirva como seguir, lembrando-se de retirar a manteiga da geladeira alguns minutos antes de usá-la para que ela não fique muito dura;