Ferramenta mapeia feiras de orgânicos onde é possível comprar frutas e hortaliças livres de agrotóxicos direto de produtores
Você conhece os benefícios dos alimentos orgânicos? Eles são cultivados sem agrotóxicos ou fertilizantes industriais, levando em conta aspectos como as emissões de gases causadas com o transporte dos produtos e evitando danos ambientais. O problema é que tudo isso acaba pesando no bolso na hora de fazer as compras. Contudo, o Instituto de Defesa do Consumidor possui uma ferramenta, com várias novas funções, que facilita a vida de quem não quer comer cinco quilos de agrotóxicos por ano e nem torrar o salário inteiro com as verduras no mercado: o Mapa de Feiras Orgânicas.
Trata-se de um site com sistema de georreferenciamento que mostra aos usuários quais são as feiras de orgânicos, os grupos de consumo e comunidades mais próximas, além de informar dias e horários de funcionamento e uma avaliação com base na opinião de usuários assíduos. O Mapa de Feiras Orgânicas possui ainda receitas e materiais sobre alimentação saudável para download.
“Legal, mas os preços dos orgânicos não são caros de qualquer jeito?”. É aí que você se engana, caro leitor. Em um levantamento de preço dos alimentos orgânicos feito pelo Idec, todos eram mais caros nos supermercados, em comparação com as feiras de orgânicos – com diferenças que chegavam a até 463%.
Veja também:
- 1 em cada 4 cidades brasileiras consome água contaminada por agrotóxicos
- Uso de agrotóxicos no Brasil cresceu 162% em 12 anos, aponta pesquisa
- Combinação de agrotóxicos encurta vida e modifica comportamento de abelhas
- Conheça, de verdade, os alimentos orgânicos
- Morte de meio bilhão de abelhas é consequência de agrotóxicos