Frequentemente, estudos mostram que as maquiagens convencionais estão repletas de produtos químicos nocivos à saúde e ao meio ambiente e de microplásticos. Por isso, fazer uma maquiagem caseira significa que você pode controlar o que passa na sua pele, desce pelo ralo e atinge os oceanos. Além disso, você pode evitar embalagens supérfluas, geralmente compostas por uma mistura de materiais que dificultam o processo de reciclagem.
Lembre-se de que fazer sua própria maquiagem exige muito mais esforço do que comprar um tubo de rímel em uma farmácia. Algumas receitas podem ser mais complexas do que outras e pedir ingredientes incomuns. Certifique-se de realizar uma pesquisa antes de tentar fazer substituições, especialmente se substâncias químicas estiverem envolvidas. Por último, sempre realize um teste em sua mão para detectar irritações ou reações alérgicas antes de aplicar as formulações no rosto.
Os equipamentos de vidro devem ser esterilizados com álcool isopropílico entre a preparação de uma receita e outra.
Para fazer um batom labial de sabugueiro, infunda duas colheres de sopa de sabugueiro em pó em duas colheres de sopa de glicerina vegetal por pelo menos uma semana, permitindo que a glicerina adote a cor púrpura dos frutos. Quando atingir o tom desejado, coe a glicerina e adicione uma colher de sopa de mel.
Para preparar um blush de beterraba, faça uma mistura personalizada adicionando gradualmente pó de raiz de beterraba a uma colher de sopa de araruta até obter o tom que deseja. Você também pode adicionar um toque de açafrão-da-terra em pó para obter uma cor pêssego ou cacau em pó para escurecer a mistura.
Para aplicar, basta mergulhar um pincel de maquiagem no blush caseiro e nas bochechas empoeiradas.
Para fazer um rímel de carvão ativado, aqueça uma colher de sopa de óleo de coco orgânico, duas colheres de sopa de gel de aloe vera e 1,5 colheres de chá de cera de abelha.
Misture um quarto de colher de chá de carvão ativado para uma cor preta clara ou meia colher de chá para um preto escuro. Você pode usar meia colher de chá de cacau em pó em vez de carvão para o rímel marrom. Quando terminar, use um funil para transferir seu rímel caseiro para um tubo de rímel limpo. Leve à geladeira por algumas horas antes de usar.
Apesar de ser composto por carvão ou petróleo, o carvão ativado pode ser feito queimando polpa de madeira ou casca de coco.
Para preparar um preenchimento de sobrancelha de cacau em pó, adicione três colheres de chá de cacau em pó e 1,5 colheres de chá de amido de milho a duas colheres de um óleo carreador, como amêndoa doce, mamona, coco ou jojoba. Misture uma pitada ou duas de carvão ativado para obter uma cor mais escura.
Misture com um garfo higienizado, certificando-se de que não haja grumos, e transfira para um recipiente limpo com tampa quando estiver pronto. Aplique nas sobrancelhas com um pincel de maquiagem ou uma varinha de rímel limpa.
Para fazer um delineador de amêndoa, comece espetando uma única amêndoa com um longo espeto de metal (para proteger os dedos) e carbonizando-a na chama de uma vela. Isso deve ser feito sobre uma superfície resistente ao fogo. Você deve demorar cerca de 10 minutos para carbonizar cada uma, e precisará de três a quatro amêndoas queimadas.
Deixe que as amêndoas carbonizadas esfriem (de preferência em uma placa de cobre ou alguma outra superfície não inflamável) antes de triturá-las em pó usando um almofariz e pilão esterilizados. O pó deve ser preto como carvão.
Misture algumas gotas de glicerina vegetal até formar uma pasta grossa e aplique com um pincel de delineador.
Para preparar uma base em pó de araruta, comece com duas colheres de sopa de pó de araruta e uma colher de sopa de argila verde. Adicione cacau em pó, noz-moscada e cravo moído aos poucos, testando os tons. Registre as quantidades adicionadas de cada especiaria para que você possa replicar a receita no futuro.
Armazene o pó em um frasco de peneira de pó esterilizado ou outro recipiente e aplique com um pincel de maquiagem.
Fazer sombra em casa é muito simples, dadas as cores ricas disponibilizadas pelas plantas. No entanto, criar uma base geral para a cor é a parte mais complicada de todas — apenas porque requer alguns ingredientes incomuns.
Para fazer uma sombra de farinha de arroz, combine uma colher de chá de farinha de arroz com três colheres de chá de argila de caulim (uma argila macia e suave, adequada para a pele e geralmente sustentável), um quarto de colher de chá de dióxido de titânio e um oitavo de colher de chá de óxido de zinco. Apenas certifique-se de não usar versões nano de dióxido de titânio e zinco, que podem ser prejudiciais à vida marinha. Por fim, crie sua cor adicionando ervas e especiarias pigmentadas à sua base.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais