Se você já se perguntou se maquiagem vencida faz mal ou se pode possuir algum risco à saúde, você não está sozinho. Grande parte dos cosméticos possuem uma data de validade ou um período de tempo em que um produto pode ser usado depois de aberto e, embora muitas pessoas acreditem que esses números não sejam relevantes, eles devem ser seguidos.
Os conservantes presentes na maioria dos cosméticos passam uma falsa impressão de segurança no consumidor. Assim, acreditar que maquiagem vencida não faz mal é um equívoco comum, porém, a prática possui diversos riscos que podem variar entre poros entupidos e crescimento bacteriano.
Constantemente repor ou comprar produtos novos pode ser difícil. Por isso, muitas pessoas tendem a ignorar a data de vencimento das maquiagens, porém, muitos especialistas recomendam que esses números sejam seguidos. Confira os riscos de usar maquiagem vencida:
O prazo de validade de um produto indica, em geral, até quando seus ingredientes estarão na condição ideal para o uso. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as diferentes datas levam em consideração “o tempo em que é possível manter a estabilidade, a cosmética, a fixação, a cor, o odor, enfim, todas as características do produto intactas”.
Portanto, além de oferecer riscos à saúde, usar um produto vencido pode não oferecer o resultado desejado. A cor ou consistência da maquiagem, por exemplo, podem mudar com o passar do tempo.
Além disso, cosméticos abertos e vencidos podem conter bactérias e outros micro-organismos prejudiciais que podem danificar a pele. Em geral, a maquiagem vencida pode causar irritações, acne, dermatite de contato e até alguma reação alérgica através de ingredientes vencidos.
Isso é muito importante quando se trata de maquiagem para a região dos olhos, como máscaras de cílios e delineadores, uma vez que eles oferecem um grande risco de infecções oculares graves.
O mofo também é um motivo do porquê usar maquiagem vencida faz mal. As embalagens de cosméticos podem acumular umidade, levando ao crescimento de fungos, que pode desencadear acne ou qualquer outra irritação.
Segundo a esteticista Renée Rouleau, as bases possuem diversos ingredientes que se separam quando estão vencidos:
“Os ingredientes do óleo (os agentes de espalhamento) sempre subirão para o topo, portanto, se você continuar a usá-lo, poderá estar aplicando uma concentração maior de óleo potencialmente obstruidor de poros em sua pele”, disse Rouleau.
Esse tipo de acne é desenvolvida quando comedões, pústulas e pápulas causam bloqueio dos poros, resultando no crescimento de bactérias.
De acordo com a SBD, é necessário observar os efeitos da maquiagem vencida na pele. Se não perceber nenhum sinal de irritação após o uso, é possível prosseguir com o seu uso normalmente.
No entanto, isso não significa que você pode usar maquiagem vencida sempre que quiser. Limite o uso desses produtos e preste atenção na data de validade, mesmo que o produto não pareça vencido, ele ainda pode causar alergias ou outros problemas de saúde.
A data de validade dos cosméticos pode variar de acordo com o produto. Além disso, muitas vezes essas informações são perdidas junto com o descarte de suas embalagens originais. Portanto, pode ser difícil saber quando a sua maquiagem passou da validade.
De acordo com a Mayo Clinic, essas são algumas boas diretrizes gerais a serem seguidas:
Mesmo que sua loção, protetor solar ou maquiagem não tenha atingido a data de descarte recomendada, é melhor descartá-los se notar uma mudança significativa na textura, cor ou cheiro.
Lembre-se: a minimização dos efeitos da maquiagem vencida é feita através da higienização de pincéis de maquiagem. Os pincéis usados para aplicar a maquiagem devem ser lavados a cada sete a 10 dias para evitar o crescimento de bactérias.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais