Não seria ótimo trocar um objeto antigo que não queremos mais por outro que tenha alguma utilidade? Nos Estados Unidos isso já é possível. No distrito do Brooklyn, em Nova York, a Swap-O-Matic, uma máquina que visa estimular o comércio sustentável e o consumo consciente, foi instalada.
Ela funciona de maneira bem simples. Uma pessoa coloca o objeto que quer descartar dentro da “máquina” e, em seguida, recebe um crédito para trocar por outra coisa que estiver dentro da swap-o-matic.
Todos os pertences possuem o mesmo valor subjetivo de um “crédito”, independente do que seja. Na primeira transação o usuário ganha três “créditos” que podem ser utilizados imediatamente ou não. Quem não tiver nada para doar e quiser pegar algum objeto da máquina pode levar o que lhe interessar e voltar depois para fazer sua doação.
Na Swap-O-Matic há objetos de todos os tipos, utilidades e valores possíveis. Roupas, livros, canecas, filmes, bilhetes de metrô, panelas e por ai vai.
A máquina foi criada por Lina Fenequito, como trabalho final da Parsons School of Design e já teve outras versões. A primeira era analógica e seus compartimentos eram trancados com cadeados. A nova versão possui 13 gavetas com travas digitais que podem ser abertas por um sistema touch screen. A expectativa é que a Swap-O-Matic seja instalada em outros lugares.
Os usuários da máquina ainda têm que levar em conta um código de conduta em que classificam os produtos deixados por meio de bandeiras. O administrador pode remover qualquer item que seja considerado injusto ou inapropriado.
Conheça mais sobre a máquina no site oficial.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais