O Mar Morto é um grande lago de água salgada que fica localizado entre Palestina, Israel e Jordânia, chegando a 50 km de comprimento. Apesar de seu nome, o Mar Morto não pode ser considerado um mar. Na verdade, ele é um lago com uma concentração de sal nove vezes maior que a dos oceanos. Alimentado pelo rio Jordão, é famoso por proporcionar inúmeros benefícios à saúde, tornando-se um ponto turístico muito visitado.
O Mar Morto recebe esse nome devido à grande quantidade de sal que possui em sua composição. Essa quantidade é tão grande que praticamente impossibilita a existência de vida. Estudos estimam que existem cerca de 300 gramas de sal para cada litro d’água desse lago. Para se ter uma ideia, os oceanos têm uma concentração de 35 gramas de sal para cada litro desse mesmo líquido.
Por isso, apenas algumas bactérias conseguem sobreviver e se desenvolver no Mar Morto. Todos os peixes transportados pela água do rio Jordão morrem quando deságuam nesse local. Isso acontece porque esses organismos macroscópicos se desidratam rapidamente ao entrarem em contato com a água salinizada do lago.
A formação do Mar Morto está relacionada com a existência de uma falha geológica entre a placa tectônica africana e a placa arábica. O movimento entre estas placas é do tipo transformante, ou seja, elas deslizam lateralmente entre si. Por conta das interações tectônicas na região, formou-se esta grande abertura na crosta terrestre, a qual hoje é a maior depressão absoluta terrestre conhecida.
Pesquisadores e cientistas notaram que o Mar Morto está enfrentando evidentes mudanças em sua extensão. Uma intensa evaporação das águas vem ocorrendo, deixando apenas o sal exposto onde antes era o lago. Isso mostra que, mesmo sendo um ambiente considerado como “morto”, a região sofre com as dinâmicas naturais em larga escala. Especialistas acreditam que a ação humana é o maior motivo para que as águas evaporem.
O Mar Morto é conhecido por apresentar diversas curiosidades, como:
Como dito anteriormente, o Mar Morto está localizado na maior depressão absoluta terrestre, a mais de 400 metros abaixo do nível do mar. Por isso, ele é considerado o ponto mais baixo do planeta.
A grande quantidade de sal em sua composição faz com que ele seja muito denso, impedindo que as pessoas afundem ao entrarem em suas águas. Além disso, ela também facilita a formação de cristais na superfície do lago. Essas características são responsáveis por atrair inúmeros turistas para a região do Mar Morto.
O Mar Morto é o lugar mais seguro do mundo para se bronzear. O vapor que sobe da superfície do mar atua como um filtro natural para proteção dos raios ultravioleta, potencialmente prejudiciais à saúde.
As águas do Mar Morto são ricas em sais de cloreto de magnésio, sódio, potássio, enxofre, iodo, cálcio e bromo. Em contato com o corpo, esses compostos podem desintoxicar e estimular o metabolismo, equilibrar os níveis de pH e aumentar a proteção das camadas da pele.
Devido à alta pressão barométrica, o ar ao redor do Mar Morto é cerca de 8% mais rico em oxigênio do que o nível do mar. Esse ar seco, rico e livre de ácaros faz desta área um refúgio para as pessoas com problemas de insuficiência respiratória.
Os benefícios terapêuticos do Mar Morto são conhecidos pelo ser humano há pelo menos dois mil anos. Uma combinação única das condições climáticas e elementos têm sido comprovadas como extremamente benéficas e oferecem tratamentos naturais para doenças crônicas, problemas dermatológicos e condições respiratórias.
A lama do Mar Morto é rica em minerais de sedimentos aluviais. Ela pode ser espalhada sobre o corpo para limpar a pele e aliviar dores reumáticas ou ocasionadas por artrites. Além disso, é possível encontrar uma variedade de máscaras faciais da lama em estabelecimentos em toda a Jordânia ou online.
A área ao redor do Mar Morto também tem um significado espiritual para os judeus e cristãos. Isso acontece porque essa região é considerada como a Terra Santa, onde Deus deu os seus Dez Mandamentos a Moisés, onde Jó sofreu e foi recompensado por sua fé, onde Jesus foi batizado por João, e onde Jacó lutou com o anjo de Deus.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais