Aprender a fazer diversos tipos de máscara capilar caseira pode fazer toda a diferença em um cabelo seco e sem vida, principalmente quando as máscaras do mercado cosmético estão mais caras. Alternativas caseiras ajudam a evitar o desperdício e também o uso de embalagens de plástico de único uso.
Embalagens de cremes de tratamento podem ser recicladas, mas em um consumo consciente não basta apenas o descarte correto desses plásticos, também é preciso reduzir seu uso.
A máscara capilar caseira também é natural e não contém sulfatos e outros químicos que podem ser nocivos ao cabelo ou ao meio ambiente em geral. Os ingredientes, muitas vezes, podem ser reutilizados em outros projetos e também na cozinha.
O abacate é uma ótima fonte de biotina, que ajuda na produção de queratina — a proteína encontrada nos cabelos, unhas e na pele. A fruta também tem óleos naturais que ajudam a tratar do cabelo seco e desidratado.
Amasse o abacate e misture o azeite e o suco de limão, mexendo para incorporar os ingredientes. Aplique em todo o comprimento do cabelo úmido ou seco e deixe agir por alguns minutos. É importante lembrar que, embora o limão tenha propriedades antifúngicas, ele também pode descolorir o cabelo e seu uso é perigoso no Sol, então enxágue bem depois de usar.
O morango é rico em Vitamina C e ômega 3, ambos que ajudam no cabelo.
Esmague os morangos e derreta o óleo se ele estiver sólido, depois misture todos os ingredientes e aplique em todo o cabelo seco e deixe agir por 10 minutos. Enxágue o creme com água morna e use duas vezes na semana para melhores resultados.
O óleo de argan e o óleo de jojoba são ótimos para cabelos ressecados e com frizz. O açúcar ajuda a remover células mortas, agindo como um esfoliante para o couro cabeludo.
A máscara pode ser usada sem açúcar também, virando só um agente hidratante.
Misture todos os ingredientes em uma vasilha, depois espalhe no cabelo limpo durante o banho, fazendo movimentos circulares para esfoliar o couro cabeludo. Prenda o cabelo com uma piranha ou coloque uma touca, deixando a máscara agir até o final do banho, depois enxágue com água morna.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais