A massagem tailandesa é uma técnica antiga onde o indivíduo deita em um tapete no chão e o praticante manipula seu corpo de uma forma que estimule seus órgãos e flexibilidade. A massagem surgiu há cerca de 2,500 anos como uma mistura dos ensinamentos da Ayurveda e da medicina tradicional e ganhou fama por se assemelhar à yoga.
Não se sabe muito sobre a origem da massagem tailandesa, apenas que ela foi popularizada pelo médico indiano Shivago Komarpaj. Apesar do nome, essa técnica surgiu na Índia, e ganhou espaço em outros países devido à amizade de Shivago com Buddha. Motivo pelos quais alguns especialistas acreditam que ela tenha levado esse nome.
Assim como outras técnicas da medicina tradicional, a massagem tailandesa prega o equilíbrio da energia vital. Ou seja, os procedimentos usados têm como intuito focar em pontos específicos do corpo, para liberar os fluxos de energia e melhorar a circulação e o bem-estar físico.
Não é preciso tirar suas roupas para a massagem tailandesa, na verdade, os profissionais da técnica não costumam nem usar óleos – algo comum na massagem sueca. Depois que você deitar no tapete de yoga usado pelo praticante, ele irá mover seus membros e esticar suas juntas com métodos semelhantes aos utilizados na yoga.
Graças a essa característica, a massagem tailandesa muitas vezes é comparada a uma vertente da yoga, chamada de yoga assistida.
Reduz dores nas costas: estudos tailandeses mostraram que a aplicação de massagem tailandesa em pacientes com dores na coluna, não identificadas, foi eficaz em reduzir os sintomas.
Alivia rigidez nas juntas: uma pesquisa, com 60 pacientes de osteoartrite no joelho, apontou que realizar massagem tailandesa durante três semanas foi o suficiente para gerar alívio aos sintomas de dor nas juntas.
Aumenta a flexibilidade: análises apontam que algumas sessões de massagem tailandesa em sua rotina podem ser eficientes na hora de melhorar a flexibilidade e o desempenho dos atletas.
Alivia ansiedade: pessoas com problemas de estresse e ansiedade podem encontrar alívio na massagem tailandesa. Isso porque alguns estudos mostram que a sensação de calma e relaxamento que ela traz ajuda a reduzir os níveis de estresse.
Aumenta a energia: devido aos seus movimentos semelhantes aos da yoga, muitas pessoas se sentem rejuvenescidas depois de uma sessão de thai massagem. Em uma pesquisa, que comparava a massagem sueca com a tailandesa, cientistas notaram que a segunda deixava seus pacientes mais energizados e revigorados fisicamente do que a outra.
Melhora a qualidade de sono: por ser feita de tal forma que alivia os sintomas de estresse e ansiedade, a massagem tailandesa é uma boa alternativa para melhorar a qualidade do seu sono, já que ajuda a tirar o peso de seus ombros.
Dores de cabeça: estudos comprovam que a massagem thai é ótima para aliviar dores de cabeça crônicas e enxaqueca.
A forma como a massagem é feita pode assustar alguns iniciantes, mas é importante confiar no praticante e esperar para ver os resultados. É comum que você comece a sessão deitado com as costas no tapete, e não de bruços como é feito normalmente. Além disso, tenha em mente que algumas técnicas podem doer um pouco, devido a rigidez dos músculos, e que se a dor ultrapassar os limites é preciso alertar o terapeuta.
Por fim, algumas estratégias da massagem tailandesa podem usar os pés, o joelho, e até mesmo requerer que o terapeuta sente em suas costas — para criar pressão. Se algo fizer com que você não se sinta confortável, não fique quieto, alerte o praticante.
O método da massagem tailandesa é considerado seguro, o que significa que existem poucos efeitos colaterais na prática. Porém, você pode se sentir tonto ou dolorido depois da sessão, e o terapeuta tem a responsabilidade de lhe oferecer cuidado até que seus sentidos voltem ao normal.
Outro ponto importante é que algumas regiões do corpo podem ficar vermelhas, devido à pressão feita, mas não se assuste, a vermelhidão passa rápido. Por fim, se você sofre de pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares, osteoporose e doença arterial coronária, peça a opinião de um profissional da saúde antes de iniciar as sessões de massagem.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais