Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Matemática é um conhecimento que se dedica ao estudo dos números e faz parte da rotina humana

A matemática é a área que busca estudar os sistemas de numeração, formas, estruturas, organizações, combinações e variações. Esse ramo do conhecimento se dedica totalmente a resolver problemas, cotidianos ou científicos, que requerem um padrão para a formulação de hipóteses e conjecturas. 

O nome matemática veio do grego antigo μ?θημα (mathema). Ao ser traduzido para o português, de maneira literal, o termo significa “aquilo que pode ser aprendido”. Apesar das operações matemáticas não agradarem a todos, elas são essenciais para muitas atividades humanas, até mesmo aquelas que parecem menos científicas possíveis. 

Plástico faz parte do ciclo do carbono e deve ser incluído nos cálculos climáticos, afirma especialista

Quais são os tipos de matemática?

Aritmética: a forma mais antiga de matemática, ela lida com números, operações básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão;

Álgebra: é uma vertente da aritmética onde se descobre quantidades com ajuda de números e letras. Nesse caso, as contas são feitas com certas quantidades desconhecidas, e para representá-las na equação é usada uma ou várias letras do alfabeto, como X,Y,A e B.

Geometria: é o tipo mais prático da matemática, ele lida com formas geométricas, figuras e suas propriedades. Os elementos básicos da geometria são pontos, linhas, ângulos, superfícies, áreas de figuras planas e sólidos. 

Trigonometria: derivado dos termos gregos “trigon” que significa triângulo e “metron” que significa medidas, é o estudo das relações entre ângulos e lados de um triângulo. 

Análise: lida com o estudo da chance de mudanças e diferença em certas quantidades, o cálculo é a base da análise. 

A matemática é uma área de conhecimento complexa, portanto ela não se constitui apenas dessas únicas vertentes, mas também de várias outras subáreas que existem. Algumas delas são a geometria espacial, geometria analítica, números complexos, sistema de numeração decimal, conjunto numérico, análise combinatória e cálculos de segundo grau.

Qual é o nome do pai da matemática?

Archimedes leva o título de pai da matemática. Apesar da crença, ele não foi o inventor da matemática, apenas mais um dos grandes estudiosos que dedicaram sua vida a essa área de conhecimento. 

Ele nasceu em Syracuse, que atualmente é a Sicília na Itália. Não se sabe muito sobre a vida pessoal de Archimedes, pois as escritas com sua biografia foram perdidas a muito tempo. Porém, seus trabalhos com a matemática são mundialmente conhecidos e apreciados pelas comunidades científicas. 

Algumas das descobertas feitas por Archimedes foram:

  • A derivação de pi;
  • Sistema exponencial para números grandes;
  • Estimação do tamanho do Universo;
  • Método de exaustão baseado em provas por contradição para resolver problemas com precisão;
  • Princípio de Archimedes;
  • Medidas de círculos e outras formas, como um sólido geométrico.

Em que ano foi criada a matemática?

Não é possível dizer quando exatamente a matemática foi criada. Acredita-se que ela pode ser um conhecimento inerente da humanidade, assim como a linguagem. Estudiosos defendem que métodos de contagem já existiam desde a pré-história, onde as pessoas tinham sua própria visão de unidades de medida e palavras que determinavam quantidades acima de cinco ou abaixo do número. 

No entanto, nesse período a matemática estava mais para números e contagens. Foi no quinto milênio antes de Cristo que vertentes como a geometria começaram a dar sinais. Mesmo sem saber, egípcios e sumérios já mantinham práticas geométricas em seus artefatos e construções.

Foi apenas quando a sociedade percebeu que precisava desenvolver um sistema para controlar questões burocráticas e o desenvolvimento da agricultura — a partir da medida de terra e taxação de indivíduos. Esse processo de construção para o que se conhece hoje aconteceu pela primeira vez com as civilizações Babilônicas e Sumerianas da Mesopotâmia.  

Brasil terá cálculo do Produto Interno Verde

Para que serve a matemática nos dias de hoje?

Muitas pessoas se perguntam para o que serve a matemática? Isso porque ela pode ser um pouco complicada de início para quem não tem muita facilidade. Mas a verdade é que a matemática está presente no dia a dia do ser humano, em quase tudo. Na hora de contar as dívidas, de pagar o almoço ou de comprar presentes.

A ciência também é uma grande amiga da matemática. Para avaliar dados, contabilizar estatísticas, encontrar soluções para problemas ou criar novas invenções a matemática pode ser aliada. Por isso, muitos consideram essa área do conhecimento um tipo de ciência, afinal, até mesmo as pesquisas de ciências humanas se baseiam em dados matemáticos. 

Enquanto uns levam a matemática como ciência, outros defendem que ela é um tipo de arte. Afinal, está presente em coisas como pinturas, construções arquitetônicas e até mesmo na música. É possível aprender muito sobre música apenas usando matemática, seja o ritmo, as batidas ou os compassos de uma trilha sonora.

Já nas artes visuais, a matemática se encontra no desenho de um ângulo, no cálculo da circunferência do círculo de uma bola. Todas essas características fazem com que a matemática também seja arte, em sua forma mais natural, algo que compõem cada átomo existente, desde a folha da árvore até o topo de um prédio. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais