O mau hálito de cachorro pode ser comum quando a saúde bucal desses animais não está em dia. Porém, também pode sinalizar alguns potenciais problemas de saúde. Se você tem dificuldade de lidar com o mau hálito do seu cachorro ao brincar com ele, ou ao ganhar lambidas na cara, talvez esteja na hora de tentar entender as raízes desse problema.
Assim como os seres humanos, a falta de higienização e de cuidados pode resultar no acúmulo de tártaro nos dentes caninos.. O acúmulo, por sua vez, cria uma placa bacteriana na boca do animal, que resulta no mau hálito.
Porém, se o seu companheiro tem a escovação dentária em dia, costuma não ter muitas alterações de odor e de repente apresenta mau hálito, algo pode estar errado. Se esse for o caso do seu bichinho de estimação, o recomendado é levá-lo para um médico veterinário, para que o quadro seja analisado.
O mau hálito do cachorro pode ser causado por restos de objetos e alimentos em seus dentes. Como os cães são acostumados a morder brinquedos, ossos, cordas e comida, é comum que essas coisas fiquem presas entre os seus dentes.
Caso fique preso por muito tempo, o objeto pode causar um odor forte e ser acompanhado de vômito ou falta de apetite do animal.
Na maioria das vezes, o mau hálito de cachorro, também conhecido como halitose, é resultado de uma doença dentária. Os cães que têm problemas na arcada dentária, como dentes tortos, desalinhados, ou sem espaço para crescer, tem o maior risco de desenvolver essas condições e ter mau hálito.
Como cuidar da saúde bucal de um cachorro não é fácil, afinal eles não são tão adeptos à escovação, grande parte dos animais vai desenvolver tártaro em algum ponto da vida. Quando o tutor do cão deixar uma grande quantidade de placa bacteriana se acumular, as gengivas vão inflamar, o que aumenta a probabilidade de restos de alimentos e objetos ficarem presos, e, consequentemente, pode resultar no mau hálito.
Quando os rins do animal param de funcionar de maneira adequada, ele começa a acumular toxinas, como a ureia, em seu sangue. A ureia pode contribuir para o desenvolvimento do mau hálito em cachorros, além de possivelmente gerar úlceras na boca do pet.
Amarelamento dos olhos e da pele, perda de peso, falta de apetite, vômito constante e mau hálito em cachorro podem ser sinais de doenças no fígado. Nesse quadro, as toxinas do corpo também deixam de ser filtradas pelo órgão e começam a causar danos pelo corpo.
Algumas plantas são tóxicas quando consumidas por cachorros, por isso, é preciso mantê-las longe de seus bichos de estimação. Exemplo: Palmeira Sagu, Lírio, Torta de Mamona e Espirradeira. O cigarro também é um problema para os animais, já que é repleto de nicotina, uma toxina que pode resultar em odores desagradáveis.
Além disso, cachorros mais novos têm o hábito de comer coisas estranhas como fezes de outros animais, pela curiosidade. Esses hábitos descontrolados de cães mais novos podem causar mau hálito.
Esses casos são mais comuns em animais mais velhos. No tumor oral, conforme o tecido cresce, ele pode ficar infectado e necrosar, o que resulta em mau hálito em cachorro. Na diabetes, o corpo começa a quebrar gordura e criar moléculas chamadas de cetonas, que também deixam um odor desagradavel na boca do pet.
Ao alimentar o seu cachorro com comida crua ou cozida em casa, você pode desregular a bactéria da boca do pet. Logo, isso pode aumentar as chances do bichinho de pegar salmonela ou qualquer outra infecção causada pela alimentação. Antes de oferecer uma dieta natural crua ou cozida em casa para o seu pet, visite um veterinário especializado em nutrição para tirar dúvidas.
O mau hálito em cão pode ser tratado por meio da escovação diária, quando o quadro for resultado da falta de higiene bucal. No entanto, se o que causa mau hálito no cachorro seja uma doença pré-existente, a melhor forma de acabar com o odor é fazendo o tratamento da condição com o veterinário.
Dessa forma, para acabar com o mau hálito do cachorro, leve ele em uma consulta com o profissional de saúde canina. O médico veterinário ficará responsável por avaliar o quadro do animal e determinar quais os cuidados adequados. Se o cachorro apresentar uma camada de placa bacteriana muito grossa, o veterinário pode solicitar uma limpeza dentária que vai gerar bem estar momentâneo.
É preciso escovar os dentes de seu pet regularmente para evitar o mau hálito. Uma forma de tornar esse hábito mais fácil é comprando escovas e pastas de dente específicas para cachorro. Assim, os produtos não vão irritar a boca do seu pet e nem tornar o momento algo traumático para ele.
Sempre peça opinião do médico veterinário que acompanha o seu cachorro sobre os produtos adequados para a saúde bucal do bichinho.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais