Maior vulcão do mundo em atividade, Mauna Loa possui uma lava que se dispersa mais rapidamente que outros vulcões
O Mauna Loa, localizado no Havaí, é o maior vulcão ativo da Terra. Ele possui uma lava mais líquida que os outros vulcões do planeta e, por isso, ela flui muito rápido. O vulcão cobre metade da ilha do Havaí e, sozinho, representa cerca de 85% da área de todas as outras ilhas havaianas juntas.
O nome havaiano “Mauna Loa” significa “Montanha Longa” e faz referência a sua parte subaérea, que se estende por cerca de 120 km desde a ponta sul da ilha até seu cume, passando pelo sentido leste-nordeste até a costa perto de Hilo.
O Mauna Loa está entre os vulcões mais ativos da Terra, tendo entrado em erupção mais de 30 vezes desde sua primeira erupção histórica documentada em 1843. Ele expeliu grandes e volumosos fluxos de basalto que atingiram o oceano oito vezes desde 1868.
Depois de quase 40 anos inativo, no domingo do dia 27 de novembro de 2022 às 23h30 (no horário do Havaí), o Mauna Loa entrou em erupção novamente, formando uma poça de lava brilhante, como você pode observar na imagem a seguir:
Terremotos e afloramentos rochosos
Vulcanologistas do centro de pesquisa geológico dos Estados Unidos anunciaram a possível erupção do Mauna Loa em agosto de 2022 após a ocorrência de terremotos e afloramentos rochosos (subida do solo) na caldeira do cume Moku’aweoweo, eventos que comumente ocorrem antes da erupção de um vulcão.
Após confirmada sua erupção em 2022, o Mauna Loa, que já possuía 90% de costa coberta por lava de erupções de 4 mil anos atrás, não apresentou risco para a comunidade local.
Vulcão escudo
O Mauna Loa é um vulcão escudo, isso significa que ele expele uma lava fluida que forma montanhas inclinadas em forma de cúpula.
De acordo com artigo publicado na revista Scientific American, seu cume se eleva a 4 metros acima do nível do mar e, a partir daí, sua base se estende por mais 5 km até o fundo do mar – onde é pressionada por mais 8 km de peso da montanha, medindo, de cima para baixo, 170 km de altura.
Quimicamente distinto de outros vulcões
Assim como os vulcões Mauna Kea e Kilauea, que também estão localizados na Ilha Grande do Havaí, no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, o Mauna Loa é alimentado por uma pluma de magma que sobe pelo manto da Terra.
Mas ele apresenta uma lava distinta quimicamente dos outros dois vulcões. Isso se dá pela diferença nas áreas de armazenamento, os reservatórios de magma.
A lava de Mauna Loa tende a ser muito líquida e flui rapidamente, e suas erupções são tipicamente mais curtas do que as do vulcão Kilauea.
Atividade vulcânica e mudanças climáticas
Além de expelir lava, a atividade vulcânica libera grande quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano. No caso específico do Mauna Loa, não se sabe sua contribuição mais recente (2022) para o aquecimento global, pois a própria atividade do vulcão interrompeu a coleta de dados dos níveis de CO2.
Os fluxos de lava cortaram a estrada e as linhas de energia que alimentavam uma importante estação científica de coleta de dados que estava em operação acompanhando os níveis de CO2 na atmosfera desde 1958, um registro científico amplamente conhecido como Curva de Keeling.